A NBA é famosa mundialmente pelos seus jogadores gigantes, superando a marca média dos dois metros de altura, mas não é unanimidade, com os baixinhos a brilhar e a mostrar que é possível conquistar espaço com outras habilidades.
Com grandes jogadores a ter mais destaque na quadra, já que o cesto tem a altura de 3,05m, os mais baixos conquistaram o seu espaço e aproveitaram-se da maior mobilidade e agilidade para também se tornarem relevantes.
Maior jogador da história da NBA, Michael Jordan conquistou seis títulos com a altura de 1,98m, bem alto para os padrões de não jogadores, mas com estatura comum para os atletas da liga.

Entre os maiores destaques da NBA na última década, Stephen Curry, dos Golden State Warriors, considerado baixo para a liga, foi campeão quatro vezes (2015, 2017, 2018 e 2022) e duas vezes MVP da fase regular (2015 e 1016) e uma vez da final (2022). O base tem 1.88m e ganhou destaque pela precisão nos triplos.
Veja a seguir os cinco jogadores mais baixos a atuar na NBA com seleção feita pelo Flashscore.
1º - Yuki Kawamura
O posto de jogador mais baixo da NBA em 2025 pertence ao japonês Yuki Kawamura, de 23 anos, dos Memphis Grizzlies. Com 1,73m, Kawamura joga na NBA desde 2024 após se transferir dos Yokohama B-Corsairs, do Japão.
Contratado pelos Grizzlies em setembro de 2024, Kawamura estreou-se em fevereiro deste ano, já disputou 20 jogos e tem média de 1.2 pontos, 0.4 ressaltos e 0.7 assistências. Com 72 kg, é apontado como uma promessa da liga, já que ganhou destaque após ser escolhido como o jogador mais valioso da B. League 2023.

Ainda em processo de adaptação à equipa e ao país, Kawamura relatou em entrevista passar por dificuldades para aprender inglês. O jovem é suplente dos Grizzlies, que têm Ja Morant como grande estrela da franquia.
2° - Fred VanVleet - 1.83m
O segundo jogador mais baixo da NBA em 2025 é o base Fred VanVleet, dos Houston Rockets, que tem 1.83m de altura. Aos 31 anos, VanVleet está a jogar na liga desde 2016, tendo jogado também pelos Toronto Raptors e pelos Raptors 905, da liga de desenvolvimento, até 2023, quando recusou uma proposta contratual e foi contratado pelos Rockets.
Com maior destaque que Yuki Kawamura, VanVleet é um jogador importante da NBA neste momento, passa pelo auge da carreira e tem bons números. O base foi campeão em 2019 pelos Raptors ao lado de Kawhi Leonard e foi selecionado para o All Star Game em 2022.

Ao longo da carreira, VanVleet disputou 535 jogos, com média de 15 pontos, 3.4 ressaltos e 5.7 assistências. O jogador de 31 anos é peça fundamental na equipa de Houston, titular e com contrato robusto - mais de 39 milhões de euros por temporada.
3° - Chris Paul - 1.83m
Entre os mais baixos da NBA, Chris Paul é o jogador com maior destaque. Terceiro mais baixo da liga, o base dos San Antonio Spurs está com 39 anos, fez história em várias equipas e tem 1.83m de altura.
Chris Paul entrou para a NBA no draft de 2005, sendo a quarta escolha geral, selecionado pelos New Orleans Pelicans, já apontado como uma estrela que estava a surgir. O base havia atuado por três anos pelo Floresta Wake, do basquetebol universitário e rapidamente se tornou um dos destaques da liga.

Com 1.83m e 79 kg, Chris Paul nunca foi campeão da NBA e tem 17.2 pontos de média, com 4.4 ressaltos e 9.3 assistências. O base também atuou pelos Los Angeles Clippers, Houston Rockets, Oklahoma City Thunder, Phoenix Suns e Golden State Warriors.
4° - Kyle Lorwy - 1.83m
O quarto menor jogador da NBA é Kyle Lowry, de 38 anos, que joga atualmente nos Philadelphia 76ers. Campeão da NBA em 2019 pelos Toronto Raptors, o base tem 1.83m de altura e ficou famoso pelo biotipo diferente, sem ser muito musculado e com maior cadência de jogo.
Draftado em 24° lugar em 2006, Lowry foi selecionado pelos Memphis Grizzlies, onde atuou até 2009. O jogador também teve passagens pelos Houston Rockets, Raptors e Miami Heat.

Com 1.171 jogos na carreira, Lowry tem 14 pontos de média, 4.2 ressaltos e 6.1 assistências. O atleta aceitou contrato mínimo e recebe 2.7 milhões de euros por temporada.
5° - Jordan McLaughlin - 1.83m

Em quinto lugar está Jordan McLaughlin, dos San Antonio Spurs, que também tem 1.83m de altura. Aos 28 anos, McLaughlin não foi escolhido para o draft de 2018 e ingressou na NBA em 2019, jogando pelos Minnesota Timberwolves, onde ficou até 2024, tendo rápida passagem pelos Sacramento Kings e trocado em fevereiro de 2025 para os Spurs.
Com 273 jogos na carreira, o base dos Spurs têm 4.1 pontos de média, 1.5 ressaltos e 2.9 assistências. Suplente da equipa, McLaughlin tem contrato de 2.2 milhões de euros por temporada.
Jogador mais baixo da história da NBA
O posto atualmente ocupado por Yuki Kawamura ainda não é capaz de torná-lo o mais baixo da história da liga. O jogador mais baixo da história da NBA é Muggsy Bogues, com 1,60 m. Com carreira notável, Bogues disputou 14 temporadas, jogando por Washington Wizards, Charlotte Hornets, Golden State Warriors e Toronto Raptors.
Em 889 jogos disputados na carreira, Muggsy Bogues teve números notáveis, com 7.7 pontos de média, 2.6 ressaltos e 7.6 assistências. O ex-jogador também foi treinador, com passagens por equipas do basquetebol universitário.

Diferença de altura entre o maior e o menor jogador da NBA em 2025
Enquanto Kawamura detém o título de menor jogador da NBA em 2025, o título de maior está dividido entre dois gigantes. Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs, e Zach Edey, dos Grizzlies, possuem 2.24m de altura, 51 centímetros a mais. Com apenas 21 anos, Wemby é visto como a grande promessa da liga para a próxima década.
O central francês foi selecionado no draft de 2023 como a primeiro posição geral após ter grande concorrência. Com bons números, Wemby tem 22.5 pontos de média, 10.8 rebotes e 3.8 assistências.

Quais as vantagens de ser baixo no Basquete?
Para os jogadores menores da NBA, apesar de muitas vezes não conseguirem enterrar as bolas, a estatura ajuda a driblar os marcadores e ter maior controle de bola.
Mais ágeis, eles possuem o centro de gravidade mais próximo do chão, o que pode dar vantagens na destreza e nos dribles, possibilitando passes mais precisos e com maior tempo de preparo dos companheiros para dar seguimento às jogadas.
A vantagem de ser menor é potencializada aos armadores, já que os cinco menores jogadores da liga são da mesma posição. Principais construtores das jogadas, aproveitam os atributos físicos para distribuir o jogo e realizar passes de qualidade.