Reveja aqui as principais incidências da partida
Haliburton marcou 32 pontos, deu 15 assistências e apanhou 12 ressaltos, um recorde na sua carreira, não cometendo qualquer erro durante 38 minutos - tornando-se o primeiro jogador na história dos play-offs da NBA com 30-15-10 e sem erros na grande vitória do Indiana sobre os Knicks.
Indiana, que perdeu uma almofada de 20 pontos no terceiro jogo em casa, conquistou uma vantagem de 3-1 nas finais da Conferência Este com o triunfo em casa.
"Eu estava apenas a tentar ser agressivo, a tentar dar uma resposta", disse Haliburton: "Senti que tinha desiludido a equipa no terceiro jogo, por isso era importante vir aqui e fazer jogadas. Os rapazes colocaram-me em posição de fazer jogadas e jogar o meu jogo, e é uma grande vitória para nós."
O jogo 5 está marcado para quinta-feira, no Madison Square Garden, em Nova Iorque.
"Estou entusiasmado com ele. Vai ser muito divertido", disse Haliburton: "É um ambiente difícil de jogar. Temos de estar prontos. Só mais um jogo, tirar o que pudermos daqui e estarmos prontos para o quinto jogo."
O pai de Haliburton estava na arena depois de uma proibição de um mês após um incidente com Giannis Antetokounmpo, de Milwaukee, no início dos play-offs.
"É claro que sim. Estou contente por o meu pai estar no pavilhão", disse Haliburton: "Torna-o muito mais doce. Tive um pouco a ver com isso."
"Tentámos dar-lhe diferentes perspectivas", disse o treinador dos Knicks, Tom Thibodeau. "Vamos olhar para o filme. Só temos de fazer melhor."
Pascal Siakam acrescentou 30 pontos para os Pacers, enquanto Bennedict Mathurin acrescentou 20 pontos fora do banco para Indiana.
"Só queríamos sair com mais energia, mais urgência, jogar basquetebol do Pacers", disse Siakam.
O técnico de Indiana, Rick Carlisle, elogiou Mathurin: "Ele foi ótimo. Ele nos deu um grande impulso."
Jalen Brunson liderou os Knicks com 31 pontos, enquanto Karl-Anthony Towns fez 24 pontos e 12 ressaltos, O.G. Anunoby fez 22 pontos e Mikael Bridges fez 17 pontos.
"A nossa defesa não foi suficientemente boa. A nossa defesa e as perdas de bola provavelmente prejudicaram-nos", disse Thibodeau: "O importante é reiniciar. Não estamos a jogar a série. Estamos a jogar o jogo."
Towns sofreu uma lesão no joelho esquerdo ao defender um ataque de Myles Turner quando faltavam 2:10 minutos para o fim do jogo, mas manteve-se em jogo.
"Ele conseguiu voltar a jogar. Isso foi um bom sinal", disse Thibodeau: "Veremos como ele está depois de ser avaliado."
"Só estou a pensar na derrota. Não estou a pensar nisso neste momento", disse Towns quando questionado sobre o seu joelho.
Os Pacers chegaram às finais da NBA pela última vez em 2000 e nunca ganharam o título da NBA. Os Knicks, à beira da eliminação, não chegam às finais da NBA desde 1999, e seu último título foi em 1973.
"É preciso dar tudo de si", disse Brunson. "É simples assim."
Indiana liderava por 43-35 após o primeiro período, com Haliburton a somar 15 pontos, seis assistências e cinco ressaltos, iniciando a sua noite sem turnovers.
"Não ter nenhuma perda de bola é bastante notável", disse Carlisle: "Sei que ele tem muito orgulho nisso. Isso é um fator de motivação."
Os Pacers lideravam por 69-64 no intervalo e ampliaram a vantagem para 102-91 no início do quarto período.
O New York fez uma sequência de 10-2 para chegar a 115-109, mas não conseguiu apanhar o Indiana e a bola de três pontos de Obi Toppin a 46 segundos do fim para estabelecer uma vantagem de 126-116 do Indiana selou o destino do New York.