Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NBA: Portugal entra na lista restrita de países com campeões

Neemias Queta durante a festa
Neemias Queta durante a festaAFP
Neemias Queta tornou-se no primeiro português a ganhar um anel da NBA e inscreveu o nome do país numa lista onde poucos estão.

Pese embora o facto de ser o campeonato de basquetebol dos Estados Unidos da América, a NBA assumiu uma dimensão verdadeiramente global de há uns anos para cá. A vitória dos Bostons Celtics sobre os Dallas Mavericks na madrugada desta terça-feira significou que mais três países entraram no restrito lote de nações com jogadores campeões da NBA.

Al Horford (República Dominicana), Kristaps Porzingis (Letónia) e Neemias Queta (Portugal) foram os responsáveis por fazer história pelos respetivos países. Antes deles, em 2022, República Democrática do Congo (Jonathan Kuminga) e Juan Toscano-Anderson (México) tinham sido os últimos a fazê-lo, em 2022, ao serviço dos Warriors.

Guiné, Grécia, Camarões, Congo, Reino Unido, Geórgia, Rússia, Brasil, Itália, Alemanha, Espanha, Bélgica, Países Baixos, Eslovénia, Nova Zelândia, Turquia, Sérvia, França, Argentina, China, Ucrânia, Austrália, Croácia, Nigéria, Venezuela, Eslováquia, Bahamas, Canadá e Porto Rico são os outros países que também se podem orgulhar de ter campeões da NBA.