Mais

NBA: Robert Horry defende a supremacia dos jogadores europeus

Robert Horry esteve na NBA
Robert Horry esteve na NBAETHAN MILLER / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

De acordo com o antigo basquetebolista, Shai Gilgeous-Alexander será bem sucedido nas actuais finais com os seus Oklahoma City Thunder contra os Indiana Pacers, que estão a ganhar por 1-0 na série.

"Atualmente, os jogadores europeus são muito melhores do que os americanos porque são mais sólidos nos fundamentos, aprendem a jogar basquetebol desde muito novos. Em vez disso, os americanos limitam-se a atirar a bola e a desenvolver uma grande capacidade atlética".

É esta a explicação de Robert Horry, sete vezes campeão da NBA, sobre a crise do talento americano: não passa despercebido o facto de nenhum dos últimos sete MVP da liga ter nascido nos Estados Unidos. O mais recente, depois de Giannīs Antetokounmpo, Nikola Jovic e Joel Embiid, é o canadiano Shai Gilgeous-Alexander, que, segundo Horry, poderá vencer as atuais finais com os seus Oklahoma City Thunder contra os Indiana Pacers (estes últimos estão à frente por 1-0 na série):

"Continuo a pensar que os OKC têm uma grande equipa ", sublinha Horry, convidado da NBA Store, no centro de Milão, "com muito talento atlético. São jovens e penso que provavelmente vão ganhar em sete jogos. Mas não me surpreende que o Indiana tenha ganho o primeiro jogo, porque jogam muito bem coletivamente e não têm uma estrela. É por isso que é difícil para uma equipa defensiva saber em quem se concentrar. Os Pacers são uma equipa muito forte e, mais importante, são bem treinados".