Boston Celtics 112-114 Houston Rockets
Depois de duas vitórias sobre o líder da Conferência Este, Cleveland, na semana passada, os Rockets conseguiram derrotar outra potência do Este, com uma recuperação depois de os Celtics terem conseguido uma vantagem de 12 pontos no início do quarto período.
Dillon Brooks marcou 36 pontos e Thompson somou 33 pontos, o recorde de sua carreira, com 10 ressaltos, quatro assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento importante no final da partida para os Rockets. Um triplo de Brooks deu início a uma corrida de 13-0 dos Rockets, coroada por dois lançamentos de Thompson, que colocaram Houston na frente por 102-101.
Jaylen Brown marcou 28 pontos para liderar os Celtics. Jayson Tatum marcou todos os seus 19 pontos na segunda parte, mas o seu último arranque não conseguiu fazer com que Boston ultrapassasse o obstáculo. Neemias Queta saiu do banco e teve 18:57 minutos, com um contributo efetivo: quatro pontos, cinco ressaltos (um ofensivo) e uma assistência.
Depois de mais quatro trocas de liderança, o Celtics empatou em 112-112 com um lay-up de Tatum a 5,3 segundos do fim. Mas Thompson, a quarta escolha geral no draft de 2023, soltou-se numa reposição de bola e tornou-se no herói de jogo.
"A sensação foi óptima", disse Thompson: "É o meu primeiro lançamento decisivo para vencer um jogo. Sinto-me como o Kobe Bryant!"
Os Cavaliers quebraram a sua primeira série de três derrotas consecutivas da época com uma vitória em casa por 110-91 sobre Detroit, enquanto os Los Angeles Lakers - impulsionados por um jogo monstruoso de Anthony Davis - conseguiram a quarta vitória consecutiva por 112-107 sobre os Charlotte Hornets.
Davis marcou 42 pontos e apanhou 23 ressaltos e os Lakers chegaram a liderar por 23 pontos no caminho para a vitória.
Davis deu o tom logo no início, marcando 21 pontos e 11 ressaltos só no primeiro período, quando acertou nove das suas 12 tentativas de lançamento.
"Os colegas de equipa fizeram o seu trabalho para me preparar", disse Davis: "É toda a equipa, não apenas eu, penso eu. É a forma como temos jogado, movimentando a bola, jogando uns para os outros, sem nos importarmos com quem marca, desde que marquemos - as coisas têm-se aberto para mim."
LeBron James somou 22 pontos, sete ressaltos e oito assistências e Austin Reaves contribuiu com 17 pontos para os Lakers. Miles Bridges marcou 26 pontos para os Hornets, mas Charlotte viu o astro LaMelo Ball sair no primeiro tempo com uma lesão no tornozelo.
Em Miami, os Heat superaram o último drama em torno da estrela Jimmy Butler para vencer os Orlando Magic por 125-119 após um duplo prolongamento.
Tyler Herro marcou 30 pontos e distribuiu 12 assistências, Bam Adebayo somou 26 pontos e seis jogadores do Heat marcaram dois dígitos. Horas antes, Butler - alegadamente irritado por lhe terem dito que sairia do banco - abandonou o treino matinal e foi suspenso pela equipa pela terceira vez este mês.
Os New York Knicks colocaram fim a uma série de seis vitórias consecutivas do Memphis Grizzlies com um triunfo por 143-106 no Madison Square Garden.
Mikal Bridges marcou 28 pontos, liderando sete jogadores do Knicks com dois dígitos, e New York manteve a estrela do Memphis, Ja Morant, com apenas 10 pontos, no caminho para a sua quarta vitória consecutiva. Karl-Anthony Towns marcou 24 pontos e apanhou 11 ressaltos para os Knicks, que marcaram 143 pontos pelo segundo jogo consecutivo.
O Chicago Bulls resistiram a um triplo-duplo de 33 pontos do Jogador Mais Valioso da NBA de Denver, Nikola Jokic, para vencer os Nuggets por 129-121.
Zach LaVine marcou 21 pontos e Nikola Vucevic acrescentou 20 pontos, 10 ressaltos e seis assistências para os Bulls, que acertaram 24 de 53 triplos. Denver liderava por um ponto no quarto período, mas Chicago abriu o período com uma sequência de 13-0 para assumir definitivamente o controlo.