Com isso, Flashscore analisa seis pontos essenciais antes do arranque da nova época.
Será que Oklahoma City Thunder defende o título?
Oklahoma City Thunder protagonizou uma temporada 2024-25 verdadeiramente fenomenal, terminando no topo da Conferência Oeste com um registo de 68-14, antes de conquistar apenas o seu segundo título da NBA, graças a uma defesa sufocante e à pontuação incansável do MVP em título, Shai Gilgeous-Alexander.
O próximo objetivo será criar uma dinastia e conquistar títulos consecutivos. No entanto, isso tem-se revelado extremamente difícil para várias equipas de topo nos últimos anos, sendo que os Golden State Warriors em 2018 foram os últimos a conseguir repetir o título.
Mas OKC está bem armado. Tem uma equipa jovem que só irá evoluir, e agora conta com a experiência de já ter sido campeão. Vai ser difícil travá-los.
Conseguirão os New York Knicks finalmente chegar às Finais da NBA?
Os New York Knicks alcançaram as Finais da Conferência Este na última temporada pela primeira vez desde 2000, mas a procura por um título da NBA, 52 anos após o último, terminou com uma derrota por 4-2 frente aos Indiana Pacers.
Após essa derrota, os Knicks decidiram despedir o treinador mais bem-sucedido das últimas décadas, Tom Thibodeau, surpreendendo muitos. Agora, com Mike Brown ao comando, o objetivo será certamente chegar às Finais da NBA.
Com os Boston Celtics a perder Jayson Tatum e a atravessar uma época de reconstrução, e os Pacers sem Tyrese Haliburton, os Knicks parecem agora a equipa mais forte da Conferência Este, por isso a oportunidade está claramente ao seu alcance. Conseguirão aproveitá-la?
Será Kevin Durant decisivo para os Rockets?
Os Houston Rockets foram uma equipa jovem e entusiasmante na última temporada, garantindo o segundo lugar na Conferência Oeste, muito graças à sua defesa incansável e de topo.
Jogadores como Alperen Sengun e Amen Thompson deram nas vistas no grande palco, mas quando enfrentaram uma equipa dos Golden State com muita experiência nos play-offs, acabaram por não conseguir superar a falta de pontuação e de experiência ao mais alto nível.
Eis que surge Kevin Durant. Considerado um dos maiores jogadores e marcadores de pontos da história da NBA, os Rockets contrataram o veterano de 37 anos numa mega troca envolvendo sete equipas, esperando que fosse ele a fazer a diferença.
Com a sua chegada, tornaram-se imediatamente um dos favoritos ao título. No entanto, uma lesão grave de Fred VanVleet acabou por arrefecer o entusiasmo em torno dos Rockets.
Continuam, ainda assim, a ser uma equipa candidata ao título e certamente vão procurar um substituto nos próximos meses. Com Durant, os Rockets acreditam que podem chegar até ao fim.
Cooper Flagg será o rosto de uns Mavericks renovados?
Se não esteve completamente alheado, sabe que os últimos 18 meses foram agitados para os Dallas Mavericks.
Desde chegar às Finais da NBA em 2024, trocar a sua estrela da franquia Luka Doncic, até vencer a lotaria do Draft da NBA e escolher o talento geracional Cooper Flagg apesar de terem apenas 1,8% de probabilidade, tem sido uma verdadeira montanha-russa para os adeptos dos Mavs.
A equipa está completamente diferente do que era em 2024. O plantel agora foi construído com base numa defesa sólida, tamanho e força física, com Anthony Davis – que veio na troca por Luka – a assumir o protagonismo.
Flagg, Davis, Dereck Lively, Daniel Gafford, Naji Marshall e PJ Washington são jogadores que deverão tornar a equipa muito forte defensivamente. No entanto, persistem dúvidas sobre se terão poder ofensivo suficiente, já que Kyrie Irving estará ausente até janeiro.
Muito do peso recairá sobre o estreante Flagg, de 18 anos, que impressionou na pré-época. Sem dúvida, serão uma equipa interessante de acompanhar.
Poderá Luka Doncic assumir o legado de LeBron James?
Apesar de Luka ter saído dos Mavs contra a sua vontade, acabou por rumar, provavelmente, à franquia mais prestigiada da NBA: os Los Angeles Lakers.
Foi uma temporada 2024/25 irregular para o sensacional esloveno, que lutou contra lesões e teve de lidar com a saída forçada da equipa que amava. Contudo, este ano está pronto para deixar a sua marca.
A verdade é que LeBron James está a envelhecer e já não tem o impacto físico de outros tempos, além de falhar o início da temporada devido a lesão. O seu futuro é incerto, com rumores de reforma a persistirem. Chegou o momento de Luka assumir o legado de LeBron e tornar esta equipa sua.
É, sem dúvida, um dos melhores jogadores da NBA, e um dos mais naturais a marcar pontos e criar jogo. Os Lakers deverão ser muito fortes ofensivamente, e o novo poste Deandre Ayton deverá combinar bem com ele.
Se serão suficientemente sólidos na defesa é uma das grandes questões. Mas, independentemente disso, chegou a hora de Luka fazer dos Lakers a sua equipa.
Jokic ou Giannis vão conseguir conquistar um segundo título?
É justo afirmar que Nikola Jokic e Giannis Antetokounmpo são os dois melhores jogadores do mundo. O primeiro é tricampeão MVP da NBA e campeão, enquanto o segundo já foi MVP por duas vezes e também conquistou o título da NBA.
Ambos são talentos extraordinários e já figuram entre os 15 melhores jogadores da história da NBA. No entanto, para atletas deste calibre, provavelmente precisam de um segundo título para garantir um legado que os coloque no topo absoluto.
Tanto os Denver Nuggets como os Milwaukee Bucks reconstruíram os seus plantéis em torno de Jokic e Giannis, respetivamente, sendo que os primeiros parecem especialmente fortes. Um segundo título da NBA para qualquer um destes jogadores seria verdadeiramente monumental.