Mais

NBA: Sixers vencem Celtics com Neemias Queta (102-100), Oklahoma praticamente imparável (126-102)

Shai Gilgeous-Alexander liderou os Thunder
Shai Gilgeous-Alexander liderou os ThunderJOSHUA GATELEY / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Tyrese Maxey e o herói local Justin Edwards impulsionaram os Philadelphia 76ers na vitória sobre os Celtics de Neemias Queta por 102-100 esta terça-feira. Oklahoma City, campeão em título, reforçou o melhor registo da NBA ao chegar a 11-1.

Philadelphia 76ers 102-100 Boston Celtics

Maxey, o segundo melhor marcador da NBA nesta temporada, somou 21 pontos e Edwards saiu do banco para contribuir com 22. Mas foi o lançamento de Kelly Oubre, a 8,7 segundos do fim, após o único falhanço de Edwards na noite, que garantiu os pontos decisivos.

"Foi extremamente difícil. Lutou-se muito ali", comentou Maxey sobre o último cesto de Oubre: "Conseguimos que o Justin tivesse um bom lançamento e o Kelly Oubre apanhou o ressalto e converteu."

Boston viu Derrick White falhar um lançamento desesperado do meio-campo no final e os 76ers (7-4) passaram para 2-1 frente aos Celtics este ano, com os jogos decididos por apenas quatro pontos no total.

"É assim que acontece," disse Maxey: "Parece que já jogámos contra eles 100 vezes desde que estou na NBA. Eles sabem o que vamos fazer e nós sabemos o que eles vão fazer."

Maxey afirmou que vencer jogos equilibrados depende de detalhes simples.

"Resilientes. Confiamos uns nos outros", referiu. "Tentamos fazer grandes jogadas e defender bem no último período."

Edwards, bicampeão estadual pelo Imhotep High School de Filadélfia, acertou 8 em 8 lançamentos de campo e 5 em 5 triplos numa exibição impressionante até ao seu último falhanço, que permitiu o cesto da vitória. O suplente dos Sixers Quentin Grimes somou 18 pontos, enquanto Jaylen Brown, de Boston, foi o melhor marcador da partida com 24 pontos.

Philadelphia não contou com o poste camaronês Joel Embiid devido a dores no joelho direito.

Nemias Queta voltou a ter uma prestação positiva com os Celtics. O poste português esteve 28:40 minutos em jogo, com oito pontos (50% de acerto dos lançamentos), 10 ressaltos (quatro ofensivos), duas assistências e um desarme de lançamento. Como tem sido regra, o internacional luso voltou a ter um +/- positivo (1), o que significa que sempre que esteve em campo, a equipa liderou o adversário.

Oklahoma City Thunder 126-102 Golden State Warriors

O MVP da NBA em título Shai Gilgeous-Alexander somou 28 pontos e 11 assistências, liderando o campeão Oklahoma City na vitória caseira frente aos Golden State Warriors.

Chet Holmgren contribuiu com 23 pontos e 11 ressaltos para os Thunder, que reforçaram o melhor registo da NBA ao chegar à 11.ª vitória em 12 jogos, somando o terceiro triunfo consecutivo.

Nova Iorque viu Jalen Brunson marcar 32 pontos, acertando seis dos nove triplos tentados, e somar 10 assistências, impulsionando os Knicks na vitória caseira sobre Memphis por 133-120. Os Knicks (7-3), que também contaram com 21 pontos e 13 ressaltos de Karl-Anthony Towns, aumentaram a sua série de vitórias para cinco jogos e mantêm-se invictos em casa esta época, com 7-0.

Brandon Ingram, de Toronto, marcou 25 pontos e Immanuel Quigley somou 24, ajudando os Raptors a vencerem os Brooklyn por 119-106.

Os Nets afundaram-se para 1-10, igualando Washington com o pior registo da NBA, e somam 0-6 em casa.