San Antonio Spurs 122-86 Los Angeles Clippers
Os San Antonio Spurs terminarma o ano com uma vitória esmagadora em casa contra o Los Angeles Clippers, graças a mais uma boa atuação de Victor Wembanyama.
O prodígio francês completou um mês de dezembro memorável com 27 pontos, nove ressaltos, cinco assistências, um roubo de bola e três bloqueios em menos de 26 minutos em quadra. Os seus 17 pontos no primeiro quarto igualaram o total marcado pelos Clippers nesse período.
Do outro lado, James Harden (17 pontos) e Norman Powell (15 pontos e cinco ressaltos) foram os únicos destaques positivos.
Os Spurs têm um registo positivo de 17 vitórias contra 16 derrotas. Ocupam o nono lugar no Oeste e podem sonhar com os play-offs se continuarem na senda atual em 2025.
Los Angeles Lakers 110-122 Cleveland Cavaliers
O líder da Conferência Este, Cleveland, infligiu a LeBron James a sua primeira derrota como jogador de 40 anos, ao vencer os Lakers fora de casa.
Jarrett Allen marcou 27 pontos e ganhou 14 ressaltos, Donovan Mitchell somou 26 pontos e Evan Mobley 20 pontos para os Cavaliers, que venceram pela oitava vez consecutiva, elevando o seu recorde para 29-4.
James, que ganhou quatro títulos da NBA, incluindo um em 2016 com Cleveland, uma cidade perto da sua cidade natal de Akron, marcou 23 pontos, com quatro ressaltos, sete assistências e um lançamento bloqueado.
Foi o seu primeiro jogo desde que celebrou o seu 40.º aniversário na segunda-feira, e tornou-se o primeiro jogador na história da NBA a jogar um jogo na liga com 18 e 40 anos.
Austin Reaves liderou os Lakers com um impressionante quase triplo-duplo de 35 pontos, nove ressaltos e 10 assistências.
O seu colega de equipa Anthony Davis marcou 28 pontos e ganhou 13 ressaltos, mas depois de ter assumido a liderança por duas vezes no segundo quarto, os Lakers estavam a perder por cinco pontos ao intervalo e nunca mais voltaram a assumir a liderança na segunda parte.
Boston Celtics 125-71 Toronto Raptors
Em casa, os Boston Celtics esmagaram os Toronto Raptors, que sofreram a sua 11.ª derrota consecutiva, num jogo que contou com o português Neemias Queta - 18 minutos, oito pontos, quatro ressaltos.
A margem de 54 pontos é a segunda maior da história dos Celtics, logo atrás do triunfo de 56 pontos sobre os Chicago Bulls (133-77) em dezembro de 2018.
Jayson Tatum marcou 18 dos seus 23 pontos no terceiro período, com os Celtics a vencerem os Raptors por 45-18 e a colocarem o jogo definitivamente fora do alcance dos visitantes.
Payton Pritchard marcou 19 pontos saindo do banco, e Jaylen Brown (12 pontos) brilhou ainda mais na pintura com nove ressaltos.