NBA: Spurs voltam a vencer o campeão em título OKC (102-117)

Wembanyama foi decisivo na vitória dos Spurs
Wembanyama foi decisivo na vitória dos SpursWILLIAM PURNELL / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Depois de duas vitórias, a 14 e 24 de dezembro, San Antonio bateu pela terceira vez consecutiva os campeões em título, os Oklahoma City Thunder, com um triunfo expressivo no Paycom Center, o primeiro no Oklahoma. Uma série que parece baralhar as contas na luta pelo título da NBA.

Recorde as incidências da partida

Três seguidas. Os Spurs voltaram a derrotar os Thunder, pela terceira vez nesta época, mesmo com OKC a liderar a conferência Oeste. Depois de chegarem aos +17 no final do terceiro período, os companheiros de Victor Wembanyama permitiram a aproximação e Oklahoma ficou apenas a -9.

O francês, fundamental na defesa e omnipresente na área pintada de ambos os lados, terminou com 19 pontos, 11 ressaltos e 2 assistências. Os Spurs consolidaram assim o seu 2.º lugar na conferência Oeste (23 vitórias - 7 derrotas), atrás de Oklahoma City, que soma 26 triunfos e 5 desaires, três deles frente ao novo rival texano.

Foi precisamente "Wemby" – recebido com assobios na arena local – quem fez a diferença ao entrar a meio do 1.º período, permitindo a San Antonio fechar com um parcial de 11-0 num jogo com muita eficácia de ambos os lados e pouquíssimas perdas de bola. Só Shai Gilgeous-Alexander conseguiu encontrar espaço diante dele e afastou-o antes de lançar de meia distância (34-28). Ainda assim, não foi suficiente para o Thunder liderar no final do primeiro período, que terminou com 41-36 a favor... dos Spurs.

Wembanyama com tempo de utilização limitado

Wemby continuou a sua exibição sem forçar e assinou um afundanço autoritário em cima de Hartenstein (43-49). Barnes converteu de três pontos em catch and shoot logo a seguir, ampliando a vantagem dos Spurs para +13. O número 1 de San Antonio voltou a falhar de três, mas contou com De'Aaron Fox para mais um lançamento certeiro de meia distância, terminando com 29 pontos. Ao intervalo, 60-69, graças ao esforço de Gilgeous-Alexander (16 pts) para evitar que OKC desabasse.

San Antonio manteve uma vantagem confortável ao longo do 2.º período e resistiu ao ambiente fervoroso no Oklahoma, que se dissipou com o início do 3.º. E foi mesmo Wemby a destacar-se com uma assistência para Harper, que finalizou com um afundanço poderoso debaixo do cesto para o +17. Mesmo com Caruso a despertar no final e a dar algum alento aos da casa, a saída precoce de SGA revelou as ambições de um OKC que acabou por admitir a derrota.

Wembanyama ainda teve tempo para se divertir, ao marcar um triplo após sair do bloqueio, depois conquistar um ressalto e finalizar na jogada seguinte, somando 11 ressaltos, 19 pontos no final, 2 assistências e 1 desarme de lançamento, apesar do tempo de utilização reduzido.

Fox brilhou na primeira parte (29 pts), Castle foi fundamental a fechar o encontro (19 pts, 7 assistências). O MVP canadiano Shai Gilgeous-Alexander apagou-se completamente após o intervalo e ficou-se pelos 22 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências, num jogo em que o Thunder esteve muito desacertado de fora (11 em 44, 25%).

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore