Mais

NBA: Stephen Curry brilha na vitória dos Warriors (120-125), Neemias no regresso aos triunfos dos Celtics (131-95)

Stephen Curry foi decisivo
Stephen Curry foi decisivoRONALD CORTES / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Stephen Curry marcou 22 dos seus 46 pontos no terceiro período, enquanto os Golden State Warriors recuperaram de uma desvantagem de 16 pontos para surpreender Victor Wembanyama e os San Antonio Spurs por 125-120, esta quarta-feira. Depois de derrota por um cesto com os Sixers, os Celtics voltaram aos triunfos diante dos Memphis Grizzlies, com Neemias Queta a ter um papel importante

San Antonio Spurs 120-125 Golden State Warriors

Os Warriors infligiram aos Spurs a primeira derrota em casa da temporada da NBA, quebrando a sequência de três vitórias consecutivas, apesar dos triplos-duplos de Wembanyama e do seu colega de equipa Stephon Castle.

Wembanyama somou 31 pontos, 15 ressaltos e 10 assistências, enquanto Castle contribuiu com 23 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências.

San Antonio chegou a liderar por 16 pontos no segundo período, mas os Warriors reduziram a diferença para sete ao intervalo e passaram para a frente com um triplo de Curry quando faltavam 5:06 para o fim do terceiro período.

Os Spurs voltaram à liderança com um triplo de Devin Vassell, mas Curry respondeu com um lançamento de dois pontos que devolveu a vantagem aos Warriors por 81-80, e nunca mais estiveram atrás no marcador.

Boston Celtics 131-95 Memphis Grizzlies

Ao 13.º jogo, a exibição mais enfática dos Boston Celtics numa época que tem sido de altos e baixos. O conjunto do Massachussets foi imponente diante dos Memphis Grizzlies para somar a sexta vitória da temporada.

Um jogo em que Neemias esteve em destaque. Com 20 minutos, o poste português conseguiu a terceira melhor pontuação da temporada, com 13 pontos marcados e 100% de acerto no que toca aos lançamentos de campo. A isto, o poste português juntou oito ressaltos (dois ofensivos), duas assistências, um roubo de bola e um desarme de lançamento. O internacional luso, como tem sido habitual, teve um impacto muito positivo, com um +/ de 27, apenas superado por Payton Pritchard (42) e Jaylen Brown (29).

De resto, o base de Boston foi a grande figura da partida com 24 pontos e nove ressaltos, e uma percentagem de acerto de 50% da linha de três pontos. No lado dos Grizzlies, Jaren Jackson (18 pontos) foi o melhor marcador.

Os Celtics passaram a somar seis vitórias e sete derrotas e estão em 11.º lugar, próximos dos Orlando Magic (6-6), que estão em zona de play-in.

New York Knicks 107-124 Orlando Magic

Os Orlando Magic impuseram aos New York Knicks a primeira derrota caseira da época, superando a saída precoce do extremo estrela Paolo Banchero para vencer no Madison Square Garden.

Banchero tinha apenas quatro pontos quando saiu, ainda no segundo período, devido a uma lesão na virilha. Mesmo assim, celebrou o seu 23.º aniversário com uma vitória, graças aos 28 pontos e nove ressaltos de Franz Wagner, que impulsionou os Magic.

Desmond Bane somou 22 pontos e oito assistências, com seis jogadores dos Orlando a terminarem com dois dígitos em pontos.

Jalen Brunson marcou 31 pontos pelos Knicks, ajudando a reduzir uma desvantagem de 21 pontos no terceiro período para menos de dez a meio do último quarto. A vantagem dos Magic voltou a ser de 15 quando Brunson saiu, já nos minutos finais, devido a uma aparente lesão na perna.

Detroit Pistons 124-113 Chicago Bulls

Em Detroit, Paul Reed fez o seu melhor registo da época com 28 pontos e 13 ressaltos, liderando os Pistons, em excelente forma, para a oitava vitória consecutiva, apesar da ausência do base estrela Cade Cunningham – que sofreu uma queda aparatosa na vitória de segunda-feira e ficou de fora devido a uma contusão na anca.

Duncan Robinson somou 23 pontos e Daniss Jenkins marcou 18 pontos e distribuiu 12 assistências para Detroit na vitória frente aos Chicago Bulls, que somaram a quarta derrota consecutiva depois de terem começado a época com 6-1.

Os Pistons, que continuam a ter vários jogadores lesionados, incluindo Jalen Duren, Tobias Harris e Ausar Thompson, estiveram sempre na frente, chegando a ter uma vantagem de 23 pontos no terceiro período e resistindo à recuperação dos Bulls – liderados pelos 21 pontos e 14 ressaltos de Matas Buzelis – que reduziram a diferença para apenas um ponto no início do último período.

Os Cleveland Cavaliers, que perderam por 140-138 frente ao Miami num prolongamento dramático na segunda-feira, deram a volta ao resultado com um triunfo por 130-116 sobre os Heat. Jarrett Allen marcou 30 pontos e conquistou 10 ressaltos, De'Andre Hunter somou 21 pontos e Lonzo Ball terminou com 15 pontos e 10 assistências para os Cavs, que chegaram a estar 14 pontos atrás e só assumiram a liderança no último período.