Mais

NBA: Stephen Curry faz história ao atingir marca de 4.000 triplos na carreira

Stephen Curry faz história com 4.000 pontos de três pontos no jogo contra os Kings
Stephen Curry faz história com 4.000 pontos de três pontos no jogo contra os KingsProfimedia

O astro dos Golden State Warriors, Stephen Curry, tornou-se o primeiro jogador da NBA a alcançar os 4.000 triplos, na última madrugada, alargando a sua liderança como o maior marcador de lançamentos de longa distância da história do basquetebol.

Recorde as incidências da partida

Curry entrou no jogo contra os Sacramento Kings precisando de apenas dois lançamentos de três pontos para atingir a marca sem precedentes de 4.000, apenas alguns dias depois de alcançar 25.000 pontos na carreira no último sábado.

Curry, que faz 37 anos esta sexta-feira, demorou um pouco mais para completar os últimos passos da sua jornada rumo a uma marca que antes era considerada impensável, antes de o tetracampeão da NBA revolucionar a arte dos lançamentos de três pontos.

O craque dos Warriors fez o seu primeiro lançamento de três pontos da noite no final do primeiro quarto, encontrando o cesto com frieza a 26 pés de distância para chegar a 3.999 lançamentos de três pontos na carreira.

Essa foi uma das três tentativas de três pontos de Curry no primeiro tempo, quando os Warriors foram para o intervalo com uma vantagem de 61-51.

Mas ele fez os adeptos presentes no Chase Center de São Francisco vibrarem no terceiro quarto, quando finalmente alcançou a marca de 4.000 pontos, acertando um lançamento de 27 pés para fazer 72-63.

A marca de três pontos de Curry é a última conquista de uma carreira que garante que ele será lembrado como um dos maiores jogadores da história da NBA.

Antes do surgimento de Curry na liga, nenhum jogador havia acumulado 3.000 triplos na sua carreira.

Mas a estrela dos Warriors liderou uma evolução dramática do recorde de pontuação de três pontos durante as suas 16 épocas na liga.

Em 2005, Reggie Miller liderava o recorde de sempre de lançamentos de três pontos com 2.560 triplos.

Ray Allen viria a ultrapassar o recorde de Miller em 2011, antes de se retirar em 2014 com 2 973 triplos.

Curry, no entanto, eclipsou o recorde de Allen sete anos mais tarde, antes de atingir a marca dos 3.000 em dezembro de 2021, um feito igualado por apenas um outro jogador, James Harden, dos Los Angeles Clippers, que se encontra nos 3.127.

Desde que Curry ultrapassou 3,000, era uma questão de quando, não se o tetracampeão da NBA Curry iria atingir a marca de 4,000, um feito que o técnico do Warriors, Steve Kerr, descreveu como "insano".

"Estou insensível aos três, porque eles simplesmente vêm inundando, jogo após jogo", disse Kerr no início desta semana. "Quatro mil é um número insano, mas parece meio natural".

Resta saber se Curry pode chegar a 5.000. O seu atual contrato com o Golden State vai até 2026-2027, mas ele disse esta semana que esperava jogar para além desse período, desde que a forma e a condição física o permitissem.

Falando na estação de rádio da Bay Area, 95.7 The Game, Curry disse que não tinha a certeza de quanto tempo mais a sua carreira iria durar.

"Não sei", disse ele. Tentei responder a essa pergunta antes e disse muitas coisas diferentes com base na forma como me sinto nesse dia, mas acho que tudo se mede pelo estilo: "Será que consigo chegar ao nível que espero de mim próprio? Não está realmente ligado a pontos por jogo ou a uma questão de estatísticas".

"Sei como está o meu contrato e gostaria de o superar, de certeza. Quanto tempo é que isso dura? Não faço ideia2, concluiu.