Boston Celtics 111-101 Los Angeles Lakers
O último episódio da rivalidade mais emblemática do basquetebol foi anunciado como uma potencial antevisão das finais da NBA, colocando os Celtics, campeões em título, contra uma equipa dos Lakers liderada por LeBron James e Luka Doncic.
Mas, depois de uma primeira parte muito disputada, em que as duas equipas se enfrentaram até Boston conseguir uma vantagem de quatro pontos ao intervalo, o jogo mudou de figura quando os Celtics travaram o ataque dos Lakers num terceiro quarto de jogo muito disputado.
Uma derrota dececionante para os Lakers foi agravada por uma lesão de Lebron, que deixou o jogo no quarto período e não voltou com o que foi descrito como um problema na virilha.
Tatum, que terminou com 40 pontos, 12 ressaltos e oito assistências, disse que o regresso de Jrue Holiday foi fundamental para o Celtics.
"Sentimos falta de Jrue", disse Tatum à ESPN. "Foi o primeiro jogo que ele voltou há algum tempo, e somos uma equipa totalmente diferente quando o Jrue está em campo".
"Há tantas coisas que ele faz em ambos os lados que podem nem sempre aparecer na folha de estatísticas. Mas é muito melhor quando ele está em campo".
O quarto jogo de 40 pontos de Tatum na época foi apoiado por 31 pontos de Jaylen Brown, enquanto o veterano Al Horford terminou com 14 pontos e Derrick White com 10. Neemias Queta não foi utilizado.
O desafio dos Lakers, entretanto, foi liderado por Doncic, a estrela eslovena que terminou com 34 pontos, incluindo cinco triplos. James somou 22 pontos antes de abandonar o jogo no quarto período.
Depois de estarem a liderar por quatro pontos ao intervalo, os Celtics rapidamente aumentaram para uma vantagem de dois dígitos, estancando o fluxo de pontos dos Lakers com uma defesa sufocante que forçou uma série de turnovers dos visitantes.
Golden State Warriors 115-110 Detroit Pistons
Também no sábado, os Golden State Warriors aumentaram a sua série de invencibilidade para quatro jogos com uma vitória emocionante por 115-110 sobre os Detroit Pistons, num jogo que foi brevemente interrompido por um alarme de incêndio no Chase Center.
Stephen Curry marcou 31 pontos, enquanto Jimmy Butler somou 26 pontos, nove ressaltos e cinco assistências.
Mas foi o veterano Draymond Green que ajudou a levar os Warriors à vitória, marcando um triplo crucial a 35 segundos do fim, que colocou Golden State numa vantagem de 110-108.
Curry fechou a porta com quatro lances livres consecutivos nos segundos finais e os Warriors melhoraram para 36-28 na tabela da Conferência Oeste. Detroit, por sua vez, caiu para 35-29 na classificação da Conferência Este.
Milwaukee Bucks 109-111 Orlando Magic
Noutros jogos, Paolo Banchero marcou 29 pontos e os Orlando Magic derrotaram os Milwaukee Bucks, fora de casa, com Giannis Antetokounmpo a marcar 37 pontos em vão para os anfitriões.
Atlanta Hawks 120-118 Indiana Pacers
Em Atlanta, os 36 pontos de Trae Young ajudaram os Hawks a vencer os Indiana Pacers por 120-118.
Houston Rockets 146-117 New Orleans Pelicans
Em Houston, Dillon Brooks marcou 27 pontos e Alperen Sengun somou 20, com os Rockets a vencerem os New Orleans Pelicans por 146-117.