Mais

NBA: Thunder afastam Timberwolves (124-94) e estão nas finais

Shai Gilgeous-Alexander e Aaron Wiggins comemoram a vitória dos OKC Thunder
Shai Gilgeous-Alexander e Aaron Wiggins comemoram a vitória dos OKC Thunder MATTHEW STOCKMAN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Oklahoma City, impulsionado por 34 pontos de Shai Gilgeous-Alexander, avançou para as finais da NBA pela primeira vez desde 2012 ao derrotar Minnesota por 124-94 na quarta-feira.

Oklahoma City Thunder 124-94 Minnesota Timberwolves

Gilgeous-Alexander, o Jogador Mais Valioso da NBA, acrescentou oito assistências e sete ressaltos, com o Thunder a vencer a série das finais da Conferência Oeste por 4-1 e a receber o primeiro jogo das finais da NBA em 5 de junho.

"Este é um passo na direção certa, mas temos muito mais trabalho a fazer, e sabemos disso e é nisso que estamos concentrados, por isso vamos apertar o cinto e preparar-nos", disse Gilgeous-Alexander: "Temos muito trabalho a fazer para atingir o nosso objetivo final, e não é este. É só nisso que estou concentrado."

Oklahoma City enfrentará o campeão da Conferência Este, Indiana Pacers ou New York Knicks, pelo título da liga.

Chet Holmgren somou 22 pontos e Jalen Williams marcou 19 para o Thunder.

"Temos 17 jogadores no plantel que se esforçam em todos os jogos, quer seja um jogo difícil ou não", disse Holmgren: "É um passo na nossa jornada. Ainda temos uma temporada para jogar (nas Finais), por isso ainda não terminámos."

Williams estava orgulhoso da forma como os jogadores se fundiram numa equipa.

"Passámos por altos e baixos durante toda esta época e isso só nos aproximou mais. Conseguimos criar laços e melhorar, e é por isso que estamos aqui agora", disse ele: "Ainda temos um trabalho a fazer, mas é muito emocionante."

Julius Randle liderou o Minnesota com 24 pontos, enquanto Anthony Edwards acrescentou 19 para os T-Wolves, que nunca chegaram às finais da NBA.

"Eles vieram prontos para jogar. Nós não", disse Edwards: "Dominaram o jogo desde o início."

Oklahoma City nunca ganhou um título da NBA, embora a franquia tenha conquistado uma coroa como o Seattle SuperSonics em 1979 antes de se mudar em 2008, e os Thunder chegaram às finais pela última vez em 2012, em que foram derrotados por Miami.

Os Thunder tiveram o melhor registo da NBA nesta temporada, com 68-14.

"Estes jogadores são fora do normal", disse o técnico do Thunder, Mark Daigneault: "Fazem tudo certo. São profissionais. Têm um carácter elevado... São competitivos e, acima de tudo, são a equipa em primeiro lugar."

Desde o início, o Oklahoma City dominou o Minnesota de forma épica, enquanto os visitantes tiveram um desempenho de pesadelo quando mais importava.

"Mantivemos o pé no acelerador durante 48 minutos", disse Daigneault: "O tom que demos ao jogo foi muito bom desde o início."