Mais

NBA: Thunder e Pacers procuram o primeiro título com jovens estrelas em destaque

Shai Gilgeous-Alexander é a estrela dos Oklahoma City Thunder
Shai Gilgeous-Alexander é a estrela dos Oklahoma City ThunderJoshua Gateley / Getty Images via AFP
Com jovens estrelas e um plantel de jogadores muito completo, Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers iniciam as finais da NBA na madrugada de sexta-feira. Cada uma tenta conquistar o primeiro título da sua cidade.

Oklahoma City, que é considerada uma das melhores equipas da temporada regular, com 68 vitórias, será a anfitriã do primeiro jogo da série à melhor de sete.

Ambas as equipas têm um ritmo acelerado e contam com jovens estrelas como o melhor jogador da NBA, Shai Gilgeous-Alexander, de 26 anos, dos Thunder, e Tyrese Haliburton, de 25 anos, de Indiana.

Os Pacers procuram o primeiro título da NBA em 58 anos de história, enquanto os Thunder, que se mudaram de Seattle em 2008, conquistaram o único título da franquia como SuperSonics em 1979.

"É um novo modelo para a liga", disse o poste Myles Turner, dos Pacers.

"Os anos das super-equipas e da acumulação de estrelas já não são tão eficazes como eram. A nova tendência agora é mais o que estamos a fazer. Oklahoma City está a fazer o mesmo. Jovens, correr, defender e usar o poder da amizade".

A única participação anterior dos Oklahoma City nas finais da NBA foi em 2012, quando Kevin Durant, James Harden e Russell Westbrook perderam para os Miami, liderados por LeBron James.

A única participação dos Indiana Pacers nas finais da NBA foi em 2000, com uma derrota frente aos Los Angeles Lakers, mas os Pacers venceram três títulos na década de 1970 na American Basketball Association (ABA), que integrou quatro equipas na NBA em 1976.

Gilgeous-Alexander pode tornar-se o primeiro campeão de pontuação da liga a ganhar um título da NBA na mesma época desde 2000, quando Shaquille O'Neal levou os Lakers a vencer os Pacers.

SGA teve uma média de 32,7 pontos, 6,4 assistências, 5,0 ressaltos, 1,7 roubos de bola e 1,0 bloqueios por jogo, levando os Thunder ao melhor registo da época regular da NBA, com 68-14.

Com os extremos Jalen Williams e Chet Holmgren, Gilgeous-Alexander formou um trio formidável. Os Thunder eliminaram Memphis na primeira ronda dos play-offs, superaram o conjunto de Denver, comandado por Nikola Jokic, em sete jogos, e depois despachou Minnesota em cinco.

Os Pacers terminaram a época regular com 50 vitórias e 32 derrotas, impulsionados pelos 20,2 pontos e 6,9 ressaltos por jogo de Pascal Siakam, e pelos 18,6 pontos, 9,2 assistências, 3,5 ressaltos e 1,4 roubos de bola por jogo de Haliburton, que ajudou os EUA a vencer a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado.

"O que o torna muito bom é a sua enorme confiança. Isso faz dele um indivíduo muito perigoso", disse Williams sobre Haliburton.

Indiana eliminou Milwaukee e Cleveland em cinco jogos cada e venceu os New York Knicks em seis.

O Oklahoma City venceu os Indiana Pacers duas vezes na época regular, com Gilgeous-Alexander a registar médias de 39 pontos, oito assistências e sete ressaltos, enquanto Haliburton teve mais dificuldades, com médias de 11 pontos, três ressaltos e 5,5 assistências.

"Basta sermos quem somos"

Os Thunder destacam-se na defesa, liderando os play-offs com 18 turnovers forçados e 10,8 roubos de bola por jogo, além de manterem os adversários a 42,6% de eficácia nos lançamentos de campo.

Os Pacers, por sua vez, apresentam uma média de 117,4 pontos por jogo nos play-offs, com a melhor eficácia de lançamentos em geral (49,7%) e da linha de três pontos (40,1%).

Ambas as equipas ajudaram a construir os seus planteis atuais através de trocas envolvendo a estrela da NBA Paul George. Os Pacers enviaram-no para os Thunder em 2017, em troca de jogadores que mais tarde foram trocados por Haliburton e escolhas de draft que resultaram em Andrew Nembhard e Ben Sheppard.

"Esta franquia arriscou em mim, viu algo que outras pessoas não viram em mim", disse Haliburton.

Os Thunder negociaram George com os Los Angeles Clippers em 2019 num acordo que levou Gilgeous-Alexander e uma escolha de draft que foi usada em Williams.

Oklahoma City conta com um jogador com título da NBA, Alex Caruso, que venceu com os Lakers em 2020, enquanto os Pacers têm Pascal Siakam, campeão com Toronto em 2019.

"Não é preciso fazer nada de especial", disse Caruso sobre vencer um título da NBA.

"Basta sermos quem somos. Isso funcionou connosco durante toda a época".

O técnico de Indiana, Rick Carlisle, ganhou um título da NBA com os Dallas Mavericks em 2011 e pode tornar-se apenas o quarto treinador da história a conquistar títulos da liga com equipas diferentes.

Siga as finais da NBA no Flashscore