Oklahoma City Thunder 149-106 Denver Nuggets
"Entrámos em campo com um sentimento de desespero", disse Gilgeous-Alexander. "Dois jogos de desvantagem não eram uma opção para nós, este é apenas um jogo e é altura de olhar para o próximo passo, eles são uma equipa de basquetebol muito boa", acrescentou.
"Temos de nos preocupar com as pequenas coisas, fizemos um bom trabalho hoje e temos de fazer o mesmo no terceiro e quarto jogos", acrescentou a estrela dos Thunder.
Jamal Murray marcou o primeiro cesto de Denver no jogo, mas a equipa da casa recuperou rapidamente e nunca mais olhou para trás, num jogo em que chegou a liderar por 49 pontos.
Oklahoma conseguiu empatar a série depois de os Nuggets terem vencido o Jogo 1 de forma dramática com um cesto no último segundo.
Shai, de 26 anos, fez a diferença com um excelente layup logo no início do jogo.
O canadiano, candidato ao prémio de MVP, marcou os seus 34 pontos em 30 minutos e dominou a quadra à vontade, indo 11 vezes à zona de lance livre com 100% de eficiência.
Chet Holmgren, que tinha sido considerado um vilão após o primeiro jogo, recuperou com um duplo-duplo de 15 pontos e 11 ressaltos para o Oklahoma City, embora a sua eficácia nos lançamentos continue abaixo das expectativas, com 38% (3/8).
Em Denver, a estrela sérvia Nikola Jokic teve uma noite longe da sua média - 17 pontos, oito ressaltos e seis assistências - e abandonou o jogo aos 32 minutos devido ao número de faltas.
Russell Westbrook foi o melhor marcador dos visitantes com 19 pontos, enquanto o herói da vitória no Jogo 1, Aaron Gordon, contribuiu com 10 pontos.
Os play-offs prosseguem na sexta-feira com o primeiro de dois jogos consecutivos na Ball Arena, em Denver, Colorado.