Oklahoma City Thunder 134-114 Cleveland Cavaliers
Gilgeous-Alexander teve um desempenho deslumbrante e somou o 18.º jogo de 40 pontos da carreira, dominando uma equipa dos Cavs que estava em estado de choque no Paycom Center, em Oklahoma City. O base canadiano, de 26 anos, terminou com 40 pontos, oito assistências e três ressaltos, sendo o destaque de um resoltuado avolumado que ninguém esperava.
Luguentz Dort deu apoio ofensivo com 22 pontos, incluindo seis de nove triplos. Jalen Williams acrescentou 19 pontos. Darius Garland liderou a pontuação de Cleveland com 20 pontos, enquanto Donovan Mitchell ficou limitado a apenas oito pontos.
O resultado deixa Oklahoma City e Cleveland com registos idênticos de 34-6 no topo das respectivas conferências.
Gilgeous-Alexander procurou minimizar a importância da vitória após o apito final.
"Esta noite foi uma boa exibição. Fizemos as coisas que deveríamos fazer", disse o base à emissora TNT: "Mas, para nós, foi apenas mais uma noite de basquetebol, mais uma noite de competição entre nós, mais uma noite de dar tudo. Aconteceu que era um jogo muito badalado. Aconteceu que estava a dar na televisão nacional. Mas estamos em casa, perante os melhores adeptos da NBA, demos o nosso melhor e o resultado foi o resultado."
No entanto, Gilgeous-Alexander admitiu que os Thunder ficaram satisfeitos por terem conseguido um triunfo tão grande contra uma equipa que, antes de quinta-feira, tinha o melhor registo da liga.
"É a nata da cultura, e obviamente você quer se testar contra os melhores para descobrir onde você realmente está", disse ele: "Nós nos testamos e acho que passamos."
Os Cavaliers, líderes da Conferência Este, venceram os Thunder por 129-122 na passada quarta-feira, numa batalha renhida em Cleveland. A maioria dos analistas previa outro duelo renhido na desforra de quinta-feira entre duas equipas que muitos esperam que acabem por se defrontar nas finais da NBA em junho.
Mas os Cavaliers nunca recuperaram depois de um ataque no primeiro período que viu os Thunder chegar a uma vantagem de 32-14, depois de uma corrida de 22-2. Oklahoma City manteve o pé no acelerador durante o resto do primeiro tempo, castigando uma série de erros defensivos de Cleveland para chegar ao intervalo com uma vantagem de 75-49.
Os Thunder forçaram 13 turnovers dos Cavaliers, que foram convertidos em 22 pontos no primeiro tempo.
A goleada continuou depois do intervalo, com o Thunder a aumentar a sua vantagem para 33 pontos no início do terceiro período e a liderar por 87-54. A vantagem tinha aumentado para 38 pontos no final do terceiro período, com o Cleveland a perder por 119-81.
Isso deu ao técnico do Thunder, Mark Daigneault, o luxo de poder descansar a maioria de seus titulares no quarto período, enquanto o banco de suplentes fechava a vitória.
Noutros jogos da NBA, na quinta-feira, Devin Booker marcou 37 pontos e Kevin Durant somou 23, com os Phoenix Suns a vencerem os Washington Wizards por 130-123, fora de casa.
Em Detroit, os Indiana Pacers venceram os Pistons por 111-100, com 28 pontos de Myles Turner e 26 de Pascal Siakam.