Mais

NBA: Triplo de Brunson apura Knicks e elimina Detroit Pistons (113-116)

Brunson comemora triunfo
Brunson comemora triunfoGregory Shamus/Getty Images/AFP
O triplo de Jalen Brunson a quatro segundos do fim levou os New York Knicks a uma vitória sobre os Detroit Pistons, que valeu o apuramento para as meias-finais da Conferência Este da NBA por 4-2 no total.

Detroit Pistons 113-116 New York Knicks

Brunson, que terminou com 40 pontos, no final, impediu Cade Cunningham (23 pontos), dos Pistons, de forçar um sétimo e decisivo jogo na série em ritmo acelerado.

Nos seus primeiros play-offs desde 2019, os jovens Pistons resistiram à eliminação até ao fim e, sob o apoio estrondoso da multidão na Little Caesars Arena em Detroit, foram respondendo contra os Knicks.

Os visitantes lideravam por 92-103 a menos de nove minutos do fim e pareciam ter a vitória na mão.

Depois de uma reviravolta frenética, a equipa da casa chegou a estar em vantagem por 113-111 a 49 segundos do fim, mas Bridges empatou ao desviar um lançamento falhado por Brunson.

Cunningham, tal como no Jogo 4 da série, falhou o lançamento chave para os anfitriões e deu a Jalen a oportunidade de acabar com Detroit numa jogada espetacular em que fintou o seu marcador, Ausar Thompson, e acertou no triplo decisivo a 4,3 segundos do fim.

Na última posse de bola, Cunningham procurou Malik Beasley, seu melhor marcador com 20 pontos e seis triplos, mas o passe escapou das mãos do base.

"O que é que se pode dizer do lançamento do Jalen? Ele está no seu melhor quando é preciso, tem-no feito todo o ano. É por isso que ele é tão especial", disse o técnico dos Knicks, Tom Thibodeau.

"Os play-offs têm a ver com dureza e disciplina. Haverá muitos altos e baixos emocionais e temos de os ultrapassar e concentrarmo-nos na nossa tarefa (...) Temos muito trabalho pela frente", sublinhou.

Próxima paragem, Celtics

Os nova-iorquinos enfrentam agora um desafio muito maior nas meias-finais da conferência, contra os atuais campeões Boston Celtics, que eliminaram mais confortavelmente os Orlando Magic por 4-1.

O confronto com os Celtics será um marco para todo o projeto dos Knicks, que perderam na segunda fase para os Indiana Pacers e os Miami Heat nas duas últimas temporadas.

No ano passado, a equipa de Nova Iorque investiu praticamente todos os seus recursos nas contratações de Bridges (25 pontos) e Karl-Anthony Towns (10 pontos e 15 ressaltos), com a ambição de, pelo menos, chegar às finais do Este, que não alcança desde 2000.

No entanto, as expectativas da equipa arrefeceram ao longo de uma série muito disputada contra os Pistons, que foi decidida por pequenos pormenores, incluindo um erro de arbitragem no Jogo 4 que fez o jogo pender para os Knicks.

Cunningham, na sua época de arranque, também brilhou na sua estreia nos play-offs , com uma média de 25 pontos, 8,3 ressaltos e 8,7 assistências.

Nos momentos mais quentes, no entanto, Cunningham não foi tão decisivo quanto Brunson, que fez a diferença na série com uma média geral de 31,5 pontos e 8,2 assistências.

Aos 28 anos, o base de 28 anos já tem um lugar assegurado no panteão dos heróis recentes dos Knicks, onde chegou em 2022 vindo dos Dallas Mavericks, que o selecionaram em 33.º lugar no Draft de 2018.