Mais

NBA: Tudo ou nada para Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers

Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers disputam o título da NBA
Oklahoma City Thunder e Indiana Pacers disputam o título da NBATAYFUN COSKUN / ANADOLU / Anadolu via AFP

Os Oklahoma City Thunder e os Indiana Pacers estão prontos para um confronto épico pelo título no domingo. Os Thunder vão tentar coroar uma época histórica com uma vitória sobre uma equipa tenaz dos Pacers, que forçou de forma impressionante um raro jogo 7 das finais da NBA.

"Temos um jogo", disse o astro dos Pacers Tyrese Haliburton: "Um jogo. Nada do que aconteceu antes importa e nada do que vai acontecer depois importa. Tudo se resume a esse jogo."

Os Thunder também o sabem.

"Um jogo para concretizar o sonho", disse o MVP da fase regular, Shai Gilgeous-Alexander, depois de os Thunder terem caído no sexto jogo: "Se ganharmos, ganhamos tudo. Se perderes, não ganhas nada".

Os Thunder continuam a ser os grandes favoritos. Uma vitória em casa no domingo coroaria uma campanha deslumbrante em que liderou a liga com 68 vitórias na temporada regular e estabeleceu um recorde para a margem de pontuação média. Gilgeous-Alexander liderou a NBA em pontuação com 32,7 pontos por jogo e pode tornar-se o primeiro jogador desde Stephen Curry, do Golden State, em 2015, a ganhar o prémio MVP e o título na mesma época.

Além disso, as equipas da casa têm um registo de 15 vitórias e 4 derrotas nos jogos 7 das finais.

Mas a última vez que a série do campeonato foi até ao fim, em 2016, LeBron James e os Cleveland Cavaliers conseguiram um triunfo impressionante sobre os Golden State Warriors em Oakland. E os Pacers provaram repetidamente nesta temporada, e nesta série, que não podem ser descartados.

Os Pacers abriram a temporada com quatro derrotas consecutivas e, com um registo de 10-15, estavam em 10.º lugar no Este, após quase um terço da campanha. Mas, depois de uma série de lesões, os Pacers tiveram o melhor registo da Conferência Este desde o dia de Ano Novo até ao final da época regular.

Classificados em quarto lugar no Este, os Pacers venceram o Milwaukee Bucks, liderado por Giannis Antetokounmpo, o Cleveland Cavaliers, primeiro classificado, e o New York Knicks, terceiro classificado, para chegar às finais.

Haliburton, inexplicavelmente votado como o jogador "mais sobrevalorizado" da liga numa sondagem anónima de jogadores esta época, teve a última gargalhada com uma série de desempenhos de excelência, incluindo a vitória no último suspiro no triunfo dos Pacers por 111-110 no Jogo 1.

Os Pacers venceram dois dos três primeiros jogos da série, antes de os Thunder vencerem dois jogos seguidos para terem a primeira oportunidade de vencer o jogo 6, quando Haliburton se livrou de uma lesão na perna direita e inspirou os seus colegas de equipa para uma vitória esmagadora que empatou a série a três jogos.

Agora, Indiana tem a oportunidade de conquistar o primeiro campeonato da NBA para um franchise que ganhou três títulos da Associação Americana de Basquetebol, mas que teve tantas dificuldades financeiras depois de entrar para a NBA em 1976 que o seu futuro ficou em dúvida.

"Acho que as expectativas para este grupo, de um ponto de vista externo, no início do ano não eram muito altas", disse Haliburton: "Não eram muito altas quando chegámos aos play-offs. Não eram muito altas quando chegámos à segunda ronda dos play-offs. Não estavam muito altos na terceira ronda. Agora não estão muito bem. Acho que fizemos um ótimo trabalho ao mantermo-nos juntos. Não há um grupo de rapazes com quem eu preferisse ir para a guerra."

Siga o jogo 7 da final da NBA no Flashscore

Os Thunder, que estavam na primeira posição, venceram os Memphis Grizzlies, depois derrotaram Nikola Jokic e os Denver Nuggets em sete jogos, antes de derrotarem os Minnesota Timberwolves, tornando-se a equipa mais jovem a chegar às finais desde 1977.

Podem conquistar o primeiro título da franquia desde a controversa mudança para Oklahoma City em 2008, depois de terem vencido tudo em 1979 como Seattle SuperSonics.

Gilgeous-Alexander diz que os Thunder têm o que é preciso para vencer se jogar de acordo com seu potencial.

"Não acho que tenho de fazer nada de especial por causa do palco", disse: "Só temos de ser quem temos sido durante todo o ano e depois usar os músculos que treinámos durante todo o ano."

Ambas as equipas sublinharam a importância de deixar de lado a emoção do momento, mas Gilgeous-Alexander disse que os Thunder têm de jogar com um sentido de urgência contra os implacáveis Pacers.

"Tem que ser uma ênfase", atirou: "Tem que ser a nossa prioridade. Tem que ser tudo com que nos preocupamos e, acima de tudo, temos que querer fazer isso."