O jogador de 25 anos publicou uma mensagem no X com ele próprio numa cama de hospital a fazer a forma de um coração com as mãos, depois de ter sido operado em Nova Iorque na segunda-feira.
"Não sei como explicar, a não ser o choque. Não há palavras para expressar a dor desta desilusão. A frustração é insondável", escreveu Haliburton "Trabalhei toda a minha vida para chegar a este momento e é assim que acaba? Não faz sentido."
Haliburton jogou com uma distensão na barriga da perna pelos Pacers no jogo sete das finais da NBA contra o Oklahoma City, no domingo. Ele caiu na quadra sem ser tocado e com dores por volta dos sete minutos da partida decisiva, que o anfitrião Thunder venceu para conquistar o título.
"Honestamente, neste momento, com o Aquiles rasgado e tudo, não me arrependo", escreveu Haliburton: "Faria tudo de novo, e mais uma vez depois, para lutar por esta cidade e meus irmãos. Pela oportunidade de fazer algo especial."
Haliburton tinha uma média de 17,7 pontos e a melhor média da NBA de 9,0 assistências por jogo nos play-offs, liderando um ataque dos Pacers para o que eles esperavam que fosse a primeira coroa da NBA da equipa com sede num Estado louco por basquetebol.
"Indy, sinto muito. Se há uma base de fãs que não merece isto, são vocês", escreveu: "Mas juntos vamos lutar como o diabo para voltar a este lugar e ultrapassar este obstáculo. Não duvido nem por um segundo que vocês me protegem e espero que saibam que eu vos protejo."
Haliburton brincou com o facto de lhe terem dito muitas vezes que voltaria mais forte do revés, embora não tenha dado qualquer prazo para esse retorno de uma lesão que normalmente custa aos jogadores uma época inteira de reabilitação.
"Agora que fui operado, gostava de poder contar o número de vezes que as pessoas me dizem que vou 'voltar mais forte'. Que cliché lol, isto é uma treta", desabafou: "O meu pé parece um peso morto. Mas o que me está a doer mais é a minha mente. Sinto que estou a divagar, mas sei que isto é algo que vou recordar quando acabar, como algo de que me orgulho de ter lutado. É bom deixar isto... sair sem que todos vejam o choro feio do miúdo."
Haliburton citou a falecida superestrela da NBA Kobe Bryant para resumir os seus sentimentos sobre a sua própria situação.
"Acho que Kobe disse-o melhor quando se encontrava nesta mesma situação", atirou: "Há problemas/desafios muito maiores no mundo do que um tendão de Aquiles rasgado. Pára de sentir pena de ti próprio, encontra o lado positivo e começa a trabalhar com a mesma crença, a mesma vontade e a mesma convicção de sempre". E é exatamente isso que está certo. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para voltar a estar bem. A minha jornada para chegar onde estou hoje não foi por acaso, esforcei-me todos os dias para ser ótimo. E vou continuar a fazer isso mesmo. Não tenho de passar por isto, tenho de passar por isto. Estou grato pelo caminho que tenho pela frente. Vejam como eu volto disto. Por isso, dêem-me algum tempo, vou sacudir o pó e voltar a ser a melhor versão de Tyrese Haliburton".