A NBA informou que a conclusão final do negócio, que irá permitir a Walter assumir a maioria do capital dos Lakers de Jeanie Buss, deverá acontecer "em breve".
"Ao assumir o papel de proprietário maioritário dos Lakers, não tenho dúvidas de que Mark será um gestor dedicado da equipa e uma excelente adição à nossa Liga, tendo em conta o seu sucesso nos negócios e no desporto", afirmou Adam Silver, comissário da NBA, em comunicado.
Os Lakers anunciaram em junho que Walter tinha chegado a acordo para a compra com a proprietária Jeanie Buss, cuja família controla a franquia desde 1979, num negócio avaliado em 10 mil milhões de dólares, tornando os Lakers a equipa mais valiosa da história do desporto norte-americano.
Buss continuará como governadora dos Lakers por um período de "pelo menos cinco anos" após o negócio, confirmou a NBA esta quinta-feira.
"Embora esta transação histórica transfira a maioria do capital dos Lakers da família Buss, fico muito satisfeito por Jeanie continuar como governadora da equipa e como membro ativo e envolvido da nossa Liga", acrescentou Silver.
Walter é diretor executivo da holding TWG Global, que construiu um portefólio impressionante de equipas profissionais, incluindo os Los Angeles Dodgers e os Los Angeles Sparks. Também integra o grupo de proprietários do Chelsea, da Premier League inglesa.
A TWG detém ainda o torneio de ténis Billie Jean King Cup e a equipa Cadillac de Fórmula 1, e Walter já era proprietário minoritário dos Lakers.
A aquisição dos Lakers por Walter marca o fim de uma era na NBA, cuja popularidade moderna deve muito ao auge da franquia nos anos 80.
Os Lakers foram adquiridos em 1979 pelo carismático empresário Jerry Buss, que rapidamente transformou a equipa numa potência desportiva e numa marca reconhecida mundialmente.
A era Buss trouxe aos Lakers 11 títulos da NBA — mais do que qualquer outra equipa no mesmo período — e incluiu épocas douradas como os "Showtime" Lakers de Magic Johnson, além do tricampeonato entre 2000 e 2002, quando a equipa era liderada por Kobe Bryant.
 
    