Indiana Pacers 110-140 San Antonio Spurs
Esta quinta-feira disputou-se o primeiro de dois jogos da NBA agendados para Paris. San Antonio Spurs contra Indiana Pacers na Accor Arena, uma oportunidade para avaliar a popularidade de um certo Victor Wembanyama, a estrela esperada da ação desta semana em Paris, mas também, e sobretudo, para assistir a um bom jogo de basquetebol.
O duelo não começou necessariamente bem, mesmo que o público estivesse a aquecer para o primeiro grande momento de Wemby. Em vez disso, foi Tyrese Haliburton quem controlou o ritmo no início do jogo, quer a lançar quer a passar. Os Pacers foram os primeiros a assumir o controlo, antes da primeira explosão de calor dos Spurs, liderada por Wembanyama, claro.
Uma sequência de 7-0 restabeleceu o equilíbrio de forças, mas foi Devin Vassell o homem do jogo para os Spurs no primeiro quarto. Obi Toppin saiu do banco dos Pacers em grande estilo, marcando nada menos que 11 pontos seguidos no primeiro período. Mas 30-29 Spurs após 12 minutos, um jogo claramente ofensivo. Mas a tensão baixou bruscamente no início do segundo período, com uma má execução dos Spurs, antes de um grande destaque de Wemby reacender a máquina e o público.
Facilitador dos Spurs, o francês marcou o ritmo e a sua equipa encontrou alguma fluidez. No entanto, nenhuma das equipas se esforçava defensivamente, e Tyrese Haliburton aproveitou a situação para mostrar o seu jogo suave e manter os Pacers no jogo. No entanto, neste jogo de ataque, San Antonio estava em vantagem ao intervalo(57-60), com Wembanyama a marcar já 15 pontos.
Indiana, no entanto, parecia voltar com outras intenções, mas não conseguiu pô-las em prática. Harrison Barnes fez das suas para colocar os Spurs de novo na liderança e Wemby chegou pela primeira vez aos dois dígitos. Os Pacers perderam completamente o seu jogo coletivo, perderam cada vez mais a bola e a diferença aumentou subitamente. Após um roubo de bola de Vassell e uma ida à linha, San Antonio liderava por 20 pontos a 3 minutos do fim do terceiro período!
Indiana tinha explodido totalmente neste terceiro período, no qual os Spurs tinham marcado nada menos que 45 pontos. Com uma vantagem de 25 para San Antonio, o suspense parecia totalmente extinto. Mas isso não foi suficiente para impedir Wembanyama de dar um espetáculo para acabar com qualquer possibilidade de corrida dos Pacers.
A vitória de San Antonio já não estava em dúvida, com Barnes e Vassell a fazerem um trabalho impecável. Wemby podia sair com um sentimento de realização, com 30 pontos e 11 ressaltos no saco, para um bom e velho garbage tome que claramente não era esperado. Mas que assim seja, os Pacers nunca saíram do balneário, e isso custou-lhes o jogo.
No final, os Spurs venceram por 110-140, não uma vitória por acaso: uma vitória para provar que, depois de um período um pouco menos conseguido, ainda estão na corrida do play-in e que, apesar do jetlag e das exigências que lhe foram feitas, Victor Wembanyama soube estar à altura das expectativas. Vamos descobrir no sábado, e esperemos que os Pacers consigam jogar a sério durante 48 minutos desta vez.