NBA: Wembanyama histórico na vitória dos Spurs (98-126), Queta com dezena de pontos por Boston (129-116)

Victor Wembanyama reage após um lançamento sobre Zaccharie Risacher.
Victor Wembanyama reage após um lançamento sobre Zaccharie Risacher.Kevin C. Cox/Getty Images

A estrela francesa da NBA, Victor Wembanyama, saiu do banco para marcar 26 pontos em apenas 21 minutos esta sexta-feira, enquanto os San Antonio Spurs esmagaram os Atlanta Hawks por 126-98. Neemias Queta conseguiu 10 pontos para ajudar ao triunfo dos Boston Celtics diante dos Miami Heat.

Atlanta Hawks 98-126 San Antonio Spurs

Com o seu tempo ainda a ser gerido após o regresso de lesão, Wembanyama somou ainda 12 ressaltos, três assistências, dois desarmes de lançamento e um afundanço alley-oop espetacular com uma só mão.

A vitória dos Spurs surge após a desilusão da derrota na final da Taça NBA, na passada terça-feira, em Las Vegas, frente aos New York Knicks.

O triunfo coloca os Spurs no terceiro lugar da Conferência Oeste, com um registo de 20-7.

Este foi o 100.º jogo consecutivo de Wembanyama a conseguir pelo menos um desarme de lançamento, uma marca que só foi alcançada por dois jogadores na história da NBA – Dikembe Mutombo (116) e Patrick Ewing (145). O prodígio de 2,24 metros e 21 anos tinha falhado uma dúzia de jogos dos Spurs depois de ter sofrido uma distensão na barriga da perna esquerda no mês passado.

Boston Celtics 129-116 Miami Heat

Os Boston Celtics venceram os Miami Heat, com Jaylen Brown a atingir os 30 pontos pelo sexto jogo consecutivo e Derrick White a destacar-se no regresso.

Neemias Queta foi titular e voltou a ter uma exibição sólida nos 25 minutos que esteve em ação. O poste português chegou aos 10 pontos (falhou dois lançamentos em seis), a que juntou mais três ressaltos (dois ofensivos) e três assistências. No lado defensivo do campo terminou ainda com um roubo de bola e um desarme de lançamento.

Também esta sexta-feira, a série de sete vitórias consecutivas dos Knicks terminou com uma derrota por 116-107 frente aos Philadelphia 76ers no Madison Square Garden.

Tyrese Maxey foi o melhor marcador, com 30 pontos, nove ressaltos e duas assistências.