NBA: Wemby lidera Spurs na vitória frente a Dallas (123-135), Lakers derrotam Sixers (119-115)

Wembanyama lança ao cesto
Wembanyama lança ao cestoRON JENKINS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

Os San Antonio Spurs dominaram por 135-123 os Dallas Mavericks num duelo texano protagonizado pelas duas grandes promessas do futuro da NBA, Victor Wembanyama e Cooper Flagg. Com uma exibição brilhante de Austin Reaves, os Los Angeles Lakers venceram os Philadelphia 76ers por 119-115 num duelo em que Luka Doncic abandonou o jogo devido a lesão.

Dallas Mavericks 123-135 San Antonio Spurs

O francês Wembanyama, que vai disputar o seu segundo All-Star com apenas 22 anos, marcou os 10 primeiros pontos dos Spurs, totalizando 20 ao intervalo.

O número um do Draft de 2023 terminou com um registo impressionante de 29 pontos, 11 ressaltos, seis assistências, três desarmes de lançamento e cinco triplos.

Flagg, primeira escolha do último Draft, voltou a mostrar o seu enorme potencial ao somar 32 pontos, seis ressaltos e quatro assistências.

Com apenas 19 anos, soma quatro jogos consecutivos a ultrapassar a marca dos 30 pontos e é o único destaque positivo de uma equipa atormentada pelos próprios erros.

Esta semana, os Mavericks dispensaram Anthony Davis, o jogador que tinham recebido há um ano em troca de Doncic, numa tentativa de virar a página da incompreensível venda do esloveno.

Dallas, que soma seis derrotas consecutivas, ocupa a 12.ª posição do Oeste; os Spurs estão em 2.º lugar e já contam com 35 vitórias, um número que não atingiam desde a época 2018/19.

Los Angeles Lakers 119-115 Philadelphia 76ers

Após três semanas de digressão, os Lakers tiveram um reencontro bem-sucedido com os seus adeptos, impulsionados por um Austin Reaves inspirado.

O base, que voltou esta semana à competição depois de mais de um mês afastado, castigou os visitantes com 35 pontos em apenas 25 minutos, entrando a partir do banco.

"Quando estás fora por lesão, não é como as pessoas pensam, que estás sentado sem fazer nada. Acho que fazes mais quando estás lesionado do que quando estás a jogar", afirmou Reaves sobre o seu excelente regresso ao relvado.

LeBron James marcou 17 pontos e fez 10 assistências ao assumir a condução do jogo após a saída de Doncic.

O esloveno, que já tinha 10 pontos em 16 minutos, retirou-se frustrado para o balneário perto do intervalo, depois de um lance em que levou a mão à perna esquerda.

Num primeiro momento, os Lakers comunicaram que a sua estrela sentia dores na perna esquerda. Mais tarde, JJ Redick revelou à imprensa que a lesão está localizada nos isquiotibiais e que a gravidade só será conhecida após os exames médicos.

Luka é um dos jogadores escolhidos como titular para o All-Star de 15 de fevereiro em Los Angeles.

Outro jogador selecionado, o poste Jalen Duren, abandonou o jogo devido a dores no joelho na surpreendente derrota em casa dos Detroit Pistons, líderes da Conferência Este, por 126-117 frente aos Washington Wizards, antepenúltimos do grupo.

A equipa da capital foi a grande protagonista do mercado de transferências ao garantir Trae Young e Anthony Davis, que ainda não podem estrear-se devido a problemas físicos.

Outros resultados:

Detroit Pistons 117-126 Washington Wizards

Orlando Magic 118-98 Brooklyn Nets

Atlanta Hawks 121-119 Utah Jazz

Toronto Raptors 123-107 Chicago Bulls

Houston Rockets 99-109 Charlotte Hornets

Phoenix Suns 97-101 Golden State Warriors