Minnesota Timberwolves 116-113 Los Angeles Lakers
Os 38 pontos de Doncic, recuperado de problemas estomacais, e os 27 pontos e 12 ressaltos de LeBron foram insuficientes contra um jovem e faminto Timberwolves liderado por Anthony Edwards, que marcou 43 pontos.
Os Lakers precisam de ganhar três jogos seguidos para passarem às meias-finais da Conferência Oeste, a começar pelo jogo de quarta-feira em Los Angeles.
Uma desvantagem de 3-1 só foi recuperada 13 vezes na história dos play-offs.
LeBron, de 40 anos, e Doncic, muito limitado no jogo de sexta-feira por um vírus estomacal, permaneceram em quadra por 46 dos 48 minutos do jogo.
JJ Redick manteve o mesmo quinteto em quadra durante todo o segundo tempo, na tentativa de voltar para Los Angeles com o empate.
"Tivemos algumas oportunidades muito boas, acho que o cansaço não teve nada a ver com isso. Apenas falhámos lançamentos claros", disse LeBron numa conferência de imprensa sombria.
"É definitivamente uma desilusão, mas ainda não perdemos nada. O primeiro a ter quatro vitórias vence e temos de continuar a acreditar", sublinhou Doncic.
"Nos últimos dois dias passei a maior parte do tempo deitado, a tentar descansar. Hoje senti-me melhor, não há desculpa para não ganhar este jogo", sublinhou o esloveno, que disputa os seus primeiros play-offs com o uniforme dourado e roxo.
Edwards decide
Luka liderou o ataque inicial em Minneapolis com 13 pontos nos primeiros 11 minutos, mas os Timberwolves resistiram ao ataque de Edwards e Julius Randle (25 pontos).
Apesar de não terem contado com a ajuda de Austin Reaves, que foi para o intervalo sem pontuar, LeBron e Doncic mantiveram os visitantes ligeiramente à frente até um pequeno surto da equipa da casa antes de irem para os balneários.
Reaves, com 11 dos seus últimos 17 pontos no terceiro período, e Rui Hachimura (23) juntaram-se então à batalha para os Lakers, que abriram o último período com uma vantagem de 84-94.
Mas Edwards, com dois triplos consecutivos no início do último quarto, reduziu a vantagem e o jogo foi decidido num período final taquicárdico em que Luka e LeBron cometeram erros cruciais.
Na sequência final, com Minnesota a ganhar por um ponto, James falhou um passe que foi roubado por Jaden McDaniels e cometeu falta sobre Edwards, que os árbitros assinalaram a dez segundos do fim, depois de reverem as imagens.
O base converteu os lances livres e Reaves falhou um triplo na buzina que teria forçado o prolongamento.
"Sonhei com isto toda a minha vida, estar nestas situações", disse Edwards, de 23 anos, uma das grandes estrelas jovens da NBA.
"Agora é contra LeBron e Luka ... Só quero provar que o meu lugar também é ali e mostrar aos meus críticos que sou melhor do que eles pensam", afirmou.