Mais

Opinião: O que terá passado pela cabeça dos Dallas Mavericks para transferirem Luka Dončić?

Luka Dončić está de saída: inimaginável
Luka Dončić está de saída: inimaginávelPatrick Smith / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Ninguém previu a saída de Luka Dončić dos Dallas Mavericks. No entanto, o esloveno foi trocado com os Los Angeles Lakers por Anthony Davis, uma transferência que levanta muitas questões, mas uma principal: porque é que os Mavs tomaram tal decisão?

Uma grande notícia na NBA: Luka Dončić trocou os Dallas Mavericks pelos Los Angeles Lakers, em troca com Anthony Davis. Foi uma notícia tão surpreendente que toda a gente se questionou se o insider Shams Charania teria sido vítima de um hack.

Mas não, é real: Luka Dončić, de 25 anos, o atual finalista do MVP e finalista da época passada da NBA, considerado um talento geracional, foi trocado por Anthony Davis, reconhecidamente um dos 20 melhores jogadores da NBA, mas com 31 anos, há muito sujeito a lesões e, em todo o caso, não tão forte como o esloveno. Tudo isto em cima de uma única escolha de primeira ronda.

A lógica dita que, quando se tem uma joia destas, se fique com ela. E se estivermos a pensar em transferi-lo por uma razão X ou Y, aumentamos a parada. Mas agora ficamos a saber que foram os Mavs que iniciaram os contactos com os Lakers para esta troca XXL. E, neste cenário, é impossível estar numa posição de negociação forte.

Uma única ronda do draft por um dos melhores jogadores do mundo. Em 2019, a transferência de Paul George trouxe aos Thunder sete primeiras escolhas ou oportunidades de troca. Em 2022, o Minnesota abdicou de cinco para trazer de volta Rudy Gobert. É certo que os jogadores oferecidos em troca não estão ao nível de Davis (havia Shai Gilgeous-Alexander na troca de George, mas ele era uma grande perspetiva na época, e nem todas as grandes perspectivas se tornam estrelas), mas uma única primeira escolha pode ser comparada a um roubo.

Especialmente porque o prazo de negociação termina na quinta-feira à noite, às 21:00. Isso deixou 4 dias para trabalhar numa possível transferência. Mas ninguém sabia de nada, nem mesmo os principais jogadores envolvidos, e os Mavs quiseram obviamente manter as coisas assim para não provocar um incêndio. É difícil acreditar que não tenha acontecido algo a nível interno que levasse a este desfecho.

O que é que se passa com os Mavs? A equipa texana viveu o melhor momento da sua carreira e conquistou o único título da sua história sob o comando de Dirk Nowitzki. O alemão jogou 21 épocas na NBA, 21 épocas com as cores de Dallas, a lealdade encarnada, e os Mavericks sempre proclamaram alto e bom som que Dončić seria o sucessor, que a franquia seria construída para ele, à sua volta, e para o fazer ganhar.

Mas pronto, promessas na NBA... este não é o primeiro jogador a sofrer este tipo de combinação declaração de amor + transferência uns meses depois. Só que estamos a falar de um dos melhores jogadores do mundo, e não se tratava de declarações de amor, mas muito mais do que isso: lealdade eterna. E eis que surgem os primeiros rumores: os Mavs estariam desiludidos com Luka Magic, o seu excesso de peso, o seu envolvimento: não ouvimos nada disso durante os playoffs de 2024.

E este franchise, que construiu a sua reputação com base na lealdade do melhor jogador da sua história, acaba de deitar tudo a perder por Anthony Davis e uma escolha de primeira ronda. É uma reviravolta totalmente inesperada, que vai mudar a cara desta época e da seguinte. Vamos esperar para falar sobre os meandros táticos desta transferência, mas uma coisa é certa: algo se partiu na NBA. A favor do entretenimento.