Mais

Semana da NBA: a irresistível ascensão dos Lakers, e a imortalidade de Steph Curry

Steph Curry está em grande forma
Steph Curry está em grande formaThearon W. Henderson / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Flashscore
Na nossa nova rubrica semanal, fazemos uma breve análise dos principais acontecimentos dos últimos sete dias na NBA. Será difícil não mencionar os Lakers, que estão em alta e são destaque em muitas das colunas, mas vale a pena ressaltar que Steph Curry continua a ser um lançador excecional.

Equipa da semana

Podíamos falar do efeito Luka Dončić, mas isso seria apenas uma parte da verdade. O facto é que os Los Angeles Lakers são atualmente a melhor equipa desde o início de 2025. É muito simples, os Purple & Gold ganharam 16 dos seus últimos 20 jogos e a vitória mais recente, contra os vizinhos Clippers, simplesmente deu-lhes o segundo lugar na Conferência Oeste!

A forma dos Lakers
A forma dos LakersFlashscore

No meio de tudo isto, um homem, sempre o mesmo: LeBron James. 40 anos, mas ainda com fome (24,8 pontos, 8,6 assistências, 8 ressaltos). Pouco a pouco, o Rei vai abrindo espaço para o seu sucessor, Luka Magic, mas continua a ser o coração de uma equipa que parece cada vez mais (e finalmente) uma candidata.

Numa altura em que LBJ, que terá uma opção de jogador para a próxima época, se aproxima da reforma a cada minuto que passa, a equipa está melhor sem Anthony Davis, apesar da sua reputação defensiva. Muito simplesmente, nos últimos 15 jogos, os Lakers têm a melhor classificação defensiva da NBA. Este é um argumento poderoso antes dos play-offs, onde a qualificação direta já não está em dúvida. Mas até onde podem ir os Lakers? A resposta será dada nessa altura.

Surpresas da semana

Desta vez, é o fim para os Philadelphia 76ers. É certo que um pequeno raio de sol atravessou as nuvens no último jogo, com um Quentin Grimes atómico a quebrar uma série de nove derrotas consecutivas para os Warriors. E é verdade que ainda podem ir a um playin e possivelmente chegar aos play-offs. Mas as más notícias chegaram esta semana, sob a forma do golpe de misericórdia.

Já se esperava, mas agora é oficial: Joel Embiid não voltará a jogar esta época. É um resultado lógico, dado que o poste nunca jogou a 100% da sua capacidade esta época. Vai agora procurar formas de tratar o joelho, mas o receio legítimo agora é que o MVP de 2023 nunca mais volte a ver todo o seu potencial na quadra.

Mesmo que, por acaso, os 76ers consigam passar à primeira ronda dos play-offs, é difícil ver como esta equipa poderá ir mais longe. Tyrese Maxey está em grande forma, ocupando o 6º lugar na NBA com 26,7 pontos por jogo, mas o impacto de Paul George é limitado e esta equipa não tem as armas necessárias. Na próxima época, dependendo da evolução da situação de Embiid, a equipa pode explodir se a tendência não mudar.

Jogador da semana

Imortal. Steph Curry também está a ficar mais velho, mas, mesmo a poucos dias de completar 37 anos (no dia 14 de março), o base continua a causar um impacto incrível e, acima de tudo, o seu nível de desempenho ainda é alto. Com uma média de mais de 24 pontos e ainda perto de 40% de eficácia de triplos, deu-nos mais um desempenho incrível contra os Magic.

56 pontos em 16/25 lançamentos, dos quais 12/19 de três pontos (um lançamento a menos do que o máximo da sua carreira): a tocha humana voltou a acender-se por uma noite. Mas este foi apenas o ponto de exclamação para o seu excelente momento, bem como para o da sua equipa, que está agora perfeitamente de volta à corrida para o Top 6 desde a chegada de Jimmy Butler. Quanto a Curry, continua a ser o melhor lançador da NBA e, sem dúvida, o jogador que mais se destacou na semana passada.

Jogada da semana

Uma vez que o lançamento de meia distância de Curry pode ser visto acima, vamos dar uma olhadela a Luka Dončić e ao seu incrível lançamento no final da posse de bola. Foi um magnífico fadeaway de uma perna com total desequilíbrio que um certo Dirk Nowitzki não teria negado no seu tempo. ...

História da semana

Começa com LeBron James, termina com LeBron James. O Rei acrescentou mais uma joia à sua coroa ao tornar-se o quarto jogador da história a ganhar 1000 jogos de época regular, após a vitória sobre os Clippers. E está em companhia excecional nesse clube tão exclusivo.

Além disso, está prestes a quebrar outra barreira mítica, pois falta-lhe apenas um ponto para atingir os 50.000 pontos na sua carreira, entre a época regular e os play-offs. Com mais de 40 anos, LeBron James continua a ultrapassar os limites do seu desporto, e esperamos que por muito tempo.