Equipa da semana
Os Boston Celtics sentiram claramente o cheiro de sangue. Durante a época, questionámo-nos sobre a motivação desta equipa depois de ter conquistado o título na época passada. Boston passou a época incólume, ocupando o segundo lugar na zona Este, e parecia disposto a deixar os Cavaliers garantirem a primeira posição sem problemas.

Mas, no último mês, a equipa entrou em modo de play-off: os C's ganharam 10 dos últimos 11 jogos e 16 dos últimos 20! Por sua vez, Jayson Tatum e Jaylen Brown estão a ter uma série de bons desempenhos, a dupla Jrue Holiday-Derrick White continua a ser um pesadelo para os defesas exteriores adversários e Kristaps Porzingis está de volta para completar o famoso cinco inicial da morte, que chegará aos play-offs em alta. E dado o recente colapso do Cleveland, não está fora de questão vê-los novamente no topo do Leste.
Os azarados da semana
O que é que se passa com os Miami Heat? É verdade que a equipa de South Beach venceu os Hornets, mas essa vitória simplesmente pôs fim a... uma série de 10 derrotas consecutivas. Desde a dolorosa partida de Jimmy Butler para os Warriors, no início de fevereiro, o registo da equipa tem sido de umas miseráveis 6 vitórias e 18 derrotas.
Será que a saída de Buckets explica, por si só, esta má fase? A ascensão de Tyler Herro foi seguida de alguns lapsos de forma, mas foi a forma de Bam Adebayo que foi o principal motivo de preocupação. Líder da equipa no papel, o pivot tem tido um desempenho inconsistente, com toda a equipa a sofrer com isso. Andrew Wiggins está a começar a encontrar o seu lugar, mas aconteça o que acontecer, os Heat vão disputar os play-offs e, ao contrário de 2023, é pouco provável que este seja o início de uma sumptuosa corrida aos play-offs. Continua...
Jogador da semana
Por falar em play-offs, o Chicago Bulls farão a terceira participação consecutiva. Assim como o Heat, será difícil derrotá-los, mas as coisas estão melhorando em Illinois, com sete vitórias nos últimos dez jogos. E embora Josh Giddey esteja a afirmar-se cada vez mais, grande parte do mérito é de Coby White.
O base não marca menos de 20 pontos há 12 jogos. E até teve um jogo de 35 pontos contra os Kings e um jogo de 36 pontos contra os Lakers. Ambas as vitórias mostram que ele está a ter um impacto numa equipa que ainda é demasiado fraca para ambicionar o que quer que seja. Mas, embora a época baixa seja, sem dúvida, uma altura para fazer escolhas, White está a afirmar-se cada vez mais como o futuro da sua equipa.
Jogada da semana
Ao contrário da temporada passada, Tyrese Haliburton não será o melhor passador da NBA, prémio que caberá a Trae Young. Mas o base dos Indiana Pacers continua a ajudar os companheiros. Como neste alley o op do logotipo para Obi Toppin, que está espetacular como sempre, para uma das jogadas da época, sem dúvida.
História da semana
É também por histórias como esta que adoramos a NBA. Joe Ingles é uma figura da NBA, um veterano que entrou na sua 11.ª temporada. Mas, no momento, ele é apenas uma peça da rotação dos Minnesota Timberwolves, como evidenciam suas apenas 18 aparições nesta temporada. Pai, um dos seus três filhos é autista, e assistiu recentemente a um jogo da NBA pela primeira vez. Um jogo em que o australiano não jogou...
Uma história que comoveu o treinador dos Wolves , Chris Finch. Quando o seu filho voltou para assistir ao jogo contra os New Orleans Pelicans, não podia deixar de reviver o mesmo cenário: o treinador de Minnesota colocou Joe Ingles a titular. É certo que só jogou seis minutos no jogo, mas numa altura em que os Wolves estão a disputar o seu lugar nos play-offs, foi uma jogada que mereceu ser aplaudida.