Na última semana, muita coisa já havia sido resolvida na Conferência Este, mas na Oeste havia muito a ser disputado. Então, quem foram os grandes vencedores e derrotados nos últimos sete dias da temporada regular da NBA?
Vencedores: Los Angeles Clippers
Os Los Angeles Clippers tornaram-se um grande problema. No domingo, o duelo de destaque foi entre os Clippers e os Golden State Warriors, com o vencedor a seguir para os playoffs. Foi um jogo incrível e uma forma sensacional de terminar a época regular, com os Clippers a vencerem por 124-119 no prolongamento e a garantirem o quinto lugar.
Nos últimos 20 jogos, os Clippers registaram uma série de 17 vitórias e 3 derrotas e têm a segunda melhor classificação ofensiva e defensiva de toda a NBA.
Em James Harden e Kawhi Leonard, os Clippers têm dois jogadores especiais. O primeiro esteve a um nível de topo durante toda a época, enquanto Kawhi finalmente está saudável e mostrou todas as qualidades que o tornaram num dos jogadores mais inevitáveis e assustadores da liga - nos dois lados do campo.
O grandalhão Ivica Zubac também está a ter uma época fantástica, com uma média de 16,8 pontos e 12,6 ressaltos por jogo. A sua ligação com Harden tem sido excecional.
Esta equipa é agora um verdadeiro candidato a correr por fora, e não surpreenderia ninguém se conseguisse chegar às finais da Conferência. A equipa defronta os Denver Nuggets num fantástico encontro da primeira ronda.
Derrotados: Golden State Warriors
Os Golden State Warriors têm sido uma das melhores equipas da NBA nos últimos meses. Desde a troca de Jimmy Butler, os Warriors conquistaram 23 triunfos e 7 derrotas, colocando-se firmemente na luta pelos playoffs. No entanto, a derrota com os Clippers na última jornada foi um rude golpe para a turma de Steve Kerr. Os Warriors terão agora de defrontar os Memphis Grizzlies, de Ja Morant, no play-in para garantir um lugar na pós-temporada.
Embora sejam, sem dúvida, os grandes favoritos à vitória, será incrivelmente frustrante para alguns dos jogadores mais velhos (Stephen Curry, de 37 anos, Draymond Green, de 35, e Butler, de 35) não terem uma semana de folga e terem de voltar imediatamente à ação na terça-feira à noite.
Vencedores: Houston Rockets
Uma das equipas mais jovens e empolgantes da NBA, Houston Rockets, garantiram o segundo lugar no Oeste na semana passada, com a possibilidade de enfrentar os Warriors ou os Memphis Grizzlies.
Com Alperen Sengun, Amen Thompson e Jalen Green, os Rockets têm em mãos uma série de futuras superestrelas, tendo o primeiro sido selecionado como all-star pela primeira vez na carreira.
O treinador Ime Udoka fez um trabalho notável ao transformar Houston numa equipa verdadeiramente competitiva, depois de quatro épocas em maus lençóis. Ainda há dúvidas sobre a experiência e o conhecimento necessários para se afirmarem, mas com uma das melhores defesas da liga, não serão fáceis de bater.
Derrotados: Memphis Grizzlies
O final da temporada foi difícil para os Grizzlies, que perderam a esperança de conquistar uma vaga direta nos playoffs. A derrota esmagadora e fatal com os Minnesota Timberwolves na noite de quinta-feira foi seguida por outro desaire com os Denver Nuggets na noite seguinte.
Apesar de terem vencido os Dallas Mavericks na última jornada, o destino da equipa já estava praticamente traçado e os resultados já não adiantavam de muito. A equipa tem pela frente uma dura viagem ao terreno dos Warriors no play-in e, em caso de derrota, enfrentam os Sacramento Kings ou os Dallas Mavericks na última oportunidade.
Se vencerem uma destas duas equipas, terão de defrontar o primeiro classificado, os Oklahoma City Thunder, na ronda inaugural. Depois do despedimento surpreendente do treinador Taylor Jenkins no final de março, é difícil imaginar que consigam passar da primeira ronda - se é que conseguem passar do play-in!
Vencedores: Los Angeles Lakers
Os Los Angeles Lakers garantiram o terceiro lugar na Conferência Oeste na semana passada e estão perfeitamente preparados para os playoffs.
A falta de um poste de alta qualidade foi muito questionada, mas os Lakers conseguiram contornar a situação de forma brilhante, jogando duro e fazendo um esforço incrível no lado defensivo da quadra. Dorian Finney-Smith tem sido inestimável nesse aspeto.
E há poucas dúvidas quanto à sua capacidade ofensiva, com Luka Doncic, Austin Reaves e LeBron James a atingirem a melhor forma. Luka é um dos melhores jogadores de todos os tempos nos playoffs e, com um forte apoio à sua volta, os Lakers vão apostar nas hipóteses de vencer o Oeste. Enfrentam os Timberwolves na primeira jornada.
Derrotados: Dallas Mavericks
Que temporada horrível para os Dallas Mavericks. Perder o rosto da cidade e a superestrela da franquia, Luka Doncic, foi um momento de partir o coração para os adeptos, e esse desgosto foi trazido à tona novamente quando o esloveno voltou a casa pela primeira vez, quando os Los Angeles Lakers visitaram a cidade na semana passada.
Uma das imagens mais fortes da época surgiu antes deste jogo, quando Luka recebeu um vídeo de homenagem comovente, destacando os seus melhores momentos com a camisola dos Mavs. E ele mal conseguia conter as suas emoções, com lágrimas nos olhos e o lábio inferior a tremer. Este homem adora os Mavericks. Adora a cidade de Dallas. Mas a equipa trocou-o. A decisão continua a não fazer sentido, e continuará a não fazer sentido até ao fim dos tempos.
A isto juntou-se o facto de Luka ter arrasado a sua antiga equipa, marcando 45 pontos, oito ressaltos e seis assistências numa vitória confortável por 112-97. Incrivelmente, cada cesto foi aplaudido pelos adeptos da casa. Os cânticos de "Despeçam o Nico" ecoaram por todo o pavilhão, com o principal arquiteto da troca, Nico Harrison, presente no jogo.
Com cinco derrotas nos últimos seis jogos, os Mavericks perderam a oportunidade de terminar em nono lugar, perdendo a vantagem de jogar em casa contra os Sacramento Kings no jogo inaugural do play-in. Mas, na verdade, parece que a época já acabou há algum tempo e é difícil ver como é que vão avançar. Das finais da NBA em 2024 a uma equipa falida em 2025.
Vencedores: Minnesota Timberwolves
Depois de desperdiçar uma vantagem de 22 pontos no quarto período com os Milwaukee Bucks, parecia que os Minnesota Timberwolves tinham perdido a oportunidade de garantir um lugar direto nos playoffs.
No entanto, três vitórias consecutivas no final da época levaram-nos a terminar no sexto lugar, o que significa que o seu registo desde 5 de março é de 15 vitórias e quatro derrotas. A equipa defronta os Lakers na primeira ronda dos playoffs e, embora muitos pensem que são os underdogs, Anthony Edwards pensa o contrário.
Uma superestrela da NBA e um dos jogadores mais divertidos de se ver, está ansioso por enfrentar uma equipa dos Lakers repleta de estrelas. Tal como fez quando eliminou Kevin Durant e os Phoenix Suns na primeira ronda do ano passado, vai pensar que pode fazer o mesmo contra os Lakers.
Derrotados: Miami Heat
Tem sido uma temporada bastante tumultuosa para os Miami Heat, que foi resumida pela saga de Jimmy Butler no início do ano. Na semana passada, os Heat perderam a oportunidade de ultrapassar os Chicago Bulls no nono lugar, depois de saírem derrotados de um jogo muito importante, por 119-111.
Ser derrotado pela equipa que terá de defrontar no primeiro jogo do play-in irá certamente prejudicar a moral dos jogadores, e perder a vantagem de jogar em casa também será um golpe. É preocupante o facto de os Heat também terem um registo de 0-3 contra os Bulls esta época, uma vez que têm tido dificuldades em lidar com Josh Giddey, bem como em manter a liderança contra os adversários de Chicago.
É certo que os Heat tendem sempre a ser um fator na pós-temporada, mas sem playoff Jimmy, será uma tarefa muito mais difícil para Erik Spoelstra, que pretende mantê-los vivos por mais algum tempo.
Vencedores: Indiana Pacers
Os Indiana Pacers conquistram uma bela vitória por 114-112 sobre os Cleveland Cavaliers para garantir o quarto lugar na Conferência Este e, principalmente, a vantagem de jogar em casa. Com sete vitórias nos últimos oito jogos, a equipa terminou a época regular em grande estilo.
Uma equipa que parece passar sempre despercebida, os Pacers chegaram aos playoffs pela segunda época consecutiva com o seu basquetebol ofensivo e entusiasmante. Naquele que é, sem dúvida, o melhor confronto da primeira ronda, os Pacers vão agora defrontar os Milwaukee Bucks, um duelo que está lentamente a tornar-se uma rivalidade feroz.
Os Indiana venceram os Milwaukee na mesma fase da pós-temporada no ano passado e vão tentar fazer o mesmo. Depois de terem chegado às finais da Conferência Este em 2024, têm ainda mais experiência e a sua defesa é muito mais forte do que antes.
Um pouco de ambos: Denver Nuggets
Os Denver Nuggets estão numa posição muito estranha e imprevisível. Depois de chocar todo o mundo da NBA ao demitir o técnico mais bem-sucedido de sua história, Michael Malone, no início da semana passada, parecia que os Nuggets estariam em sérios apuros.
Não dar seguimento ao único homem na história a guiar a sua equipa a um título da NBA pareceu uma má atitude dos dirigentes, e certamente merecia pelo menos disputar os playoffs antes de ser despedido. Mas desde saiu Malone, os Nuggets ganharam três jogos seguidos, o que significa que conseguiram terminar em quarto lugar na Conferência Oeste.
Pode argumentar-se que a saída de Malone pode ter libertado muitos dos jogadores do Denver, uma vez que os relatórios afirmam que ele tinha perdido o balneário? É possível.
O vice-presidente Josh Kroenke deu a entender que havia problemas nos bastidores e que simplesmente não tinha outra opção a não ser se livrar de Malone.
No entanto, o melhor jogador de basquetebol do mundo, Nikola Jokic, é o homem que está mais entusiasmado. O grande sérvio proferiu uma frase fenomenal após a vitória dos Nuggets sobre os Sacramento Kings, na passada quarta-feira, que é um presságio para o resto da NBA.
"As pessoas dizem que estávamos vulneráveis, mas a besta é sempre a mais perigosa quando está vulnerável. Se calhar, ele acordou a besta", atirou.