Mais

Síntese da NBA: Cavs e Thunder preparados para o choque, Derrick Rose será homenageado

Os Cavs continuam a vencer
Os Cavs continuam a vencer Michael Reaves / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Flashscore
Na nossa rubrica semanal, fazemos uma breve análise dos principais acontecimentos dos últimos sete dias na NBA. O confronto entre Cavaliers e Thunder promete ser muito saboroso, CJ McCollum reagrupa os Pelicans e Derrick Rose vai ser homenageado.

Equipas da semana

Não há dúvida de que ambas as conferências têm uma equipa acima das outras. No Este, os Cleveland Cavaliers continuam a dar cartas e, domingo à noite, conquistaram a 10.ª vitória consecutiva contra uns fracos Hornets. O quarteto mágico dos Cavs continua a fazer magia e, com os pesos pesados do Oeste a caírem uns atrás dos outros nos últimos tempos, tudo está bem no Ohio.

As coisas estão ainda melhores para os Oklahoma City Thunder, que vêm de uma série de 13 vitórias consecutivas na temporada regular. E, tal como os Cavs, têm sido imparáveis contra as melhores equipas do Este, com os Knicks e os Celtics a juntarem-se ao núm,ero de vítimas esta semana. E fizeram tudo isto com um jogo coletivo polido e um verdadeiro metrónomo em Shai Gilgeous-Alexander.

Como diferenciam estas duas equipas, que só perderam 9 jogos esta época? Por sorte, o primeiro confronto direto da época terá lugar em Ohio, na quarta-feira à noite. É um jogo que deverá deixar uma impressão duradoura. Antes de um possível reencontro nas finais da NBA...

Underdogs da semana

É impossível não mencionar o atual momento dos Phoenix Suns. Desde que contratou Bradley Beal em 2023, a franquia do Arizona emergiu como uma verdadeira candidata ao título. O problema é que o encaixe do ex-jogador dos Wizards ainda não apareceu e os números são cruéis.

Os Suns estão agora em 12.º lugar, com um registo miserável de 15-18 depois de um arranque sólido com 9 vitórias nos 11 primeiros jogos. Não é preciso ser um perito em matemática: 6 vitórias e 16 derrotas nos últimos 22 jogos. Uma queda a pique para uma equipa que ambiciona o título. Alguma coisa tem de mudar no Arizona.

Jogador da semana

Claro que Nikola Jokić voltou a ser incrível, mas esta semana marcou o despertar dos New Orleans Pelicans. E em particular CJ McCollum, que levantou a cabeça. Uma missão complicada, tendo em conta que a época já está morta com as demasiadas lesões sofridas pelos Pels, e em particular a de Zion Williamson.

Mas o ex-Blazer teve uma semana com uma média de 35 pontos, culminando com 50 pontos, o máximo da carreira, contra os Wizards, no primeiro de dois encontros que deram a Nova Orleães as duas primeiras vitórias desde 6 de dezembro. Não foi o suficiente para salvar a temporada, mas pelo menos animou uma franquia que não tem tido sorte nos últimos anos.

Jogada da semana

Golpe de génio ou golpe de sorte? Scottie Barnes tentou lançar um alley-oop para Ochai Agbaji desde a linha dos três pontos. A sua tentativa acabou... no cesto. Pode discutir-se uma coisa ou outra, mas é uma ação que não passa despercebida.

História da semana

É oficial: os Chicago Bulls vão retirar a camisola de Derrick Rose na próxima época.

Este gesto é muitas vezes uma questão sensível para os clubes da NBA. Mas, neste caso, parece não ter havido debate. O mais jovem MVP da história e apenas o segundo dos Bulls, depois de um certo Michael Jordan. É certo que a sua carreira não foi a melhor, devido a lesões, mas não há dúvida de que um jogador que deixou a sua marca na história do franchise e da própria Liga merece ver a sua camisola erguida até ao teto.