Equipa da semana
Os New York Knicks são uma equipa em grande forma. Eles têm sido uma força ofensiva da natureza nesta temporada, com o segundo melhor índice ofensivo da liga (120). Jalen Brunson e Karl-Anthony Towns continuam a liderar a equipa e, na última semana, os resultados têm sido impecáveis.
A emocionante vitória por 117-114 no dia de Natal contra os San Antonio Spurs foi o ponto alto, tendo também conquistado vitórias esmagadoras contra os Toronto Raptors e os Orlando Magic.
Nma Conferência Este consideravelmente mais fraca do que a Oeste, a equipe deve terminar facilmente entre os três primeiros colocados e, como resultado, acredita que tem grandes chances de voltar às finais da NBA pela primeira vez desde 1999.
Semana para esquecer
Infelizmente, mais uma vez os Sacramento Kings terão de ser escolhidos.
Tem sido uma temporada tórrida para os Kings, e as coisas estão a ir de mal a pior. O time pode ter perdido apenas duas vezes em dois jogos na semana passada, mas uma derrota para o Detroit Pistons depois de estar a liderar por 10 pontos a menos de três minutos do fim foi o suficiente para que a franquia puxasse o gatilho, demitindo surpreendentemente - e talvez injustamente - o técnico Mike Brown.
Brown foi nomeado Treinador do Ano na primeira época em Sacramento, conduzindo a equipa a um terceiro lugar com um registo de 48-34. Terminou assim uma seca de 16 épocas sem chegar aos play-offs - a mais longa da história da NBA.
No entanto, após uma série de cinco jogos sem vencer e um registo de 13 vitórias e 18 derrotas, o clube decidiu que já era suficiente. O adjunto Doug Christie assumiu o comando contra os Lakers, um jogo que os Kings perderam por 132-122. Tempos difíceis para os Kings.
Jogador da semana
Não há muito mais a dizer sobre Shai Gilgeous-Alexander. Os Oklahoma City Thunder tiveram a infelicidade de não serem nomeados a equipa da semana, mas não havia maneira de SGA ser ignorado aqui.
Uma máquina consistente de marcar pontos e um dos principais candidatos a ser nomeado MVP, o maestro do mid-range marcou 41 pontos contra o Washington Wizards, 45 contra o Indiana Pacers e 35 contra o Memphis Grizzlies, no que foi uma vitória decisiva para o Thunder.
Atualmente favorito para sair do Oeste, OKC contará com a classe de Shai nos próximos meses.
Jogada da semana
Como mencionado anteriormente, o Pistons conseguiu uma incrível virada para derrotar o Kings por 114-113. E o herói desse jogo foi Jaden Ivey.
A perder por três a poucos segundos do fim, o base criou contato enquanto lançou de fora do arco, acertando um incrível triplo antes de marcar o lance livre para roubar a vitória.
História da semana
A rivalidade entre Dallas Mavericks e Phoenix Suns tem sido emocionante nos últimos anos, e no sábado houve ainda mais drama entre as duas franquias.
O poste do Suns, Jusuf Nurkic, foi penalizado após cometer uma falta ofensiva agressiva sobre Daniel Gafford, do Mavs. Naji Marshall não ficou satisfeito e, quando os dois se defrontaram, Nurkic deu-lhe uma bofetada, antes de Marshall retaliar com um murro.
O colega de equipa de Marshall, P.J. Washington, juntou-se a ele, empurrando Nurkic para o chão. Os três jogadores foram expulsos, com Marshall a ser suspenso por quatro jogos e P.J. por um jogo. Apesar de ter instigado a coisa toda, Nurkic foi suspenso por três jogos.
Os Mavericks venceram o jogo por 98-89.