Mais

Síntese da NBA: Shai Gilgeous-Alexander brilha e Dallas Mavericks entram em ação

Shai Gilgeous-Alexander está a ter outra temporada incrível
Shai Gilgeous-Alexander está a ter outra temporada incrívelEzra Shaw / Getty Images via AFP / Profimedia
Na rubrica semanal do Flashscore, fazemos uma breve análise dos principais pontos de discussão dos últimos sete dias na NBA. Foi uma época fantástica para Shai Gilgeous-Alexander, enquanto os Dallas Mavericks começaram a atingir a sua melhor forma.

A equipa da semana

No início da temporada, os Dallas Mavericks eram considerados um dos favoritos ao título, depois de terem chegado às finais da NBA alguns meses antes. Com as aquisições de Klay Thompson, Naji Marshall, Quentin Grimes e Spencer Dinwiddie, a equipa parecia ainda mais forte.

Os Mavericks começaram a época de forma lenta, à medida que os jogadores foram engrenando, mas agora, depois de uma boa semana, encontram-se em quinto lugar no Oeste, demonstrando a razão pela qual tantos os consideravam uma equipa suprema.

Na semana passada, os Dallas venceram os Atlanta Hawks, os New York Knicks e os Utah Jazz, todos sem a superestrela Luka Doncic, e quando o esloveno voltou, derrotou os Portland Trail Blazers.

Grimes, Marshall e Dinwiddie foram muito bem-sucedidos na ausência de Doncic, e o plantel está a começar a ficar bem completo.

Os fracassados da semana

Os Golden State Warriors tiveram um rápido início de temporada, surpreendendo muitos com a sua qualidade. No entanto, agora perderam quatro jogos seguidos, o que sugere que ainda são uma equipa com falhas.

As derrotas para os Phoenix Suns e os Oklahoma City Thunder não foram desastrosas, mas ser derrotado pelos Brooklyn Nets e pelos San Antonio Spurs no espaço de uma semana teria sido desanimador.

Um período dececionante para os Warriors, mas ainda assim foi um ótimo começo no geral.

Jogador da semana

Na temporada passada, Shai Gilgeous-Alexander terminou em segundo lugar na corrida pelo prêmio de MVP, atrás de Nikola Jokic. E, embora este ano ainda possa estar atrás do sérvio e de outros possíveis candidatos, o canadiano continua a jogar a um nível incrivelmente elevado na melhor equipa do Oeste e vem de uma semana fantástica.

Nos quatro jogos que disputou esta semana, SGA marcou 37, 35, 36 e 32 pontos, com os Oklahoma City Thunder a defrontarem equipas de alto nível como os Golden State Warriors, os Los Angeles Lakers e os Houston Rockets. Dotado de um talento natural e de uma grande capacidade de marcação, é o líder desta jovem equipa, que tem os olhos postos no título da NBA. E, do jeito que ele está a jogar, é impossível apostar contra eles.

Jogada da semana

Os Charlotte Hornets enfrentaram os New York Knicks na noite de sexta-feira e, numa jogada incrível, o australiano Josh Green ficou empolgado depois de marcar quatro pontos nos últimos dois segundos do primeiro tempo.

Primeiro, Green levantou-se para marcar dois pontos com um cesto de meia distância. Depois, faltando 1,1 segundo para o fim, roubou a bola dos Knicks após um passe desleixado, girou rapidamente e marcou mais dois pontos em estilo fantástico para colocar os Hornets em vantagem ao intervalo.

A história da semana

Elfrid Payton não jogava na NBA há dois anos, depois de grandes problemas de arremesso. Durante esse período, Payton passou o seu tempo na G-League e a jogar basquetebol em Porto Rico. No entanto, em novembro, regressou à liga, assinando contrato com os New Orleans Pelicans.

E, apenas no seu terceiro jogo de regresso, Payton registou 14 pontos, 21 assistências, sete ressaltos e dois roubos de bola na derrota da sua equipa com os Indiana Pacers, por 114-110.

As suas 21 assistências foram o recorde da temporada entre todos os jogadores da NBA. Um regresso notável de Payton à liga.

Siga a NBA no Flashscore