É o tipo de história que a NBA adora. Um jogador estrela no mundo universitário, onde foi bicampeão mas apenas escolhido na segunda ronda do draft da NBA, que sobe a escada degrau a degrau, junta-se a um dos franchises mais famosos do mundo, tornando-se o seu líder e trazendo-o de volta à ribalta. Esta é a história de Jalen Brunson.
Desde que entrou para os New York Knicks, no verão de 2022, tornou-se um dos principais bases, duas vezes All-Star e franchise player de uma equipa que todos querem ver regressar ao topo, para bem da NBA. Na época passada, os Knicks chegaram às finais da conferência pela primeira vez em 25 anos. É mais um ponto a assinalar.
Mas é claro que agora é altura de fazer mais. Os New York esperam por um título da NBA desde 1973 (!), de uma final desde 1999, e têm um dos plantéis mais densos da liga. A chegada de um novo treinador, Mike Brown, deverá permitir subir esses últimos degraus, e o impacto de todo o plantel será obviamente importante, mas quem tem a chave é Brunson.
Podemos perguntar o que mais ele pode fazer depois de duas campanhas impressionantes nos play-offs. Mas os grandes jogadores não têm limites, e ele também não parece ter nenhum. Uma grande época de calibre MVP e uns play-offs de campeão são o que se espera de um jogador que chegou tão longe e é agora um dos melhores da NBA.
Estatísticas para 2024/2025: 26,0 pontos (29,4 nos play-offs), 7,3 assistências
Objetivo para 2025/2026: 30 pontos, 9 assistências, candidato a MVP