Mais

Top 100 Flashscore NBA 2025/26: Luka Dončić no 4.º lugar, a nova era dos Lakers

Luka Dončić terá as chaves na mão.https://livesport-ott-images.ssl.cdn.cra.cz/cb9f3345-b551-42ff-a5d0-d9ad701e2a98
Luka Dončić terá as chaves na mão.https://livesport-ott-images.ssl.cdn.cra.cz/cb9f3345-b551-42ff-a5d0-d9ad701e2a98 Katelyn Mulcahy GETTY IMAGES NORTH AMERICA Getty Images via AFP / Flashscore

Pelo terceiro ano, o Flashscore traz-lhe o ranking dos 100 jogadores mais esperados da próxima temporada da NBA.

Foi, sem dúvida, o maior terramoto dos últimos tempos da NBA. A 2 de fevereiro deste ano, poucos meses depois de ter conduzido os Dallas Mavericks às Finais, Luka Dončić foi vulgarmente transferido para os Los Angeles Lakers por um valor, no papel, muito dececionante. Propenso a lesões na época passada, o esloveno foi sacrificado pelo franchise e ainda nos perguntamos porquê.

Por enquanto, pelo menos nos 28 jogos da temporada regular disputados com a camisola dos Purple & Gold, fez o seu trabalho, com estatísticas de alto nível. Mas é nos play-offs que se espera que as superestrelas brilhem e, embora tenha melhorado na pós-temporada, não conseguiu livrar-se de uma eliminação em cinco jogos na primeira ronda contra os Wolves.

Mas os Lakers não se importam: têm o rosto da franquia para os próximos 10 anos. E o homem que vai suceder a LeBron James, que acabará por pendurar as botas. Não há dúvida de que Luka Magic vai ter as chaves do camião esta época, e não há dúvida de que vai ter uma grande época por si só. Mas estamos a falar do jogador que era suposto dominar a liga, que era suposto ganhar o prémio de MVP.

Não há MVP sem uma grande época regular dos Lakers, e não é a isso que temos estado habituados ultimamente. Com um plantel que suscita dúvidas e um LeBron ausente no início da época, parece que Luka terá de fazer tudo sozinho. É neste papel que tem brilhado mais, mas é também neste papel que foram encontrados os limites coletivos. Será que Luka Magic vai encontrar o cenário certo para transformar os Lakers numa máquina bem oleada?

Estatísticas 2024/2025: 28,2 pontos (30,2 nos playoffs), 8,2 ressaltos, 7,7 assistências

Objetivo para 2025/26: 30 pontos, 10 ressaltos, 10 assistências, candidato a MVP