O atual MVP, MVP das Finais e campeão da NBA não ocupa o 1.º lugar? É uma questão de perspetiva.
Shai Gilgeous-Alexander realizou uma temporada perfeita como líder dos Oklahoma City Thunder, dominando de início a fim e mostrando solidez suficiente para conquistar o título, mesmo com duas séries decididas no jogo 7.
Brilhante ao longo de toda a época, o canadiano foi eleito Jogador Mais Valioso pela primeira vez na sua sétima temporada na NBA. Superou todas as expectativas da sua equipa, que apostou tudo nele ao desfazer a dupla Russell Westbrook - Paul George em 2019. Seis anos depois, o projeto de OKC tornou-se um exemplo a seguir.
Mas o maior desafio ainda está por vir: conseguir manter o título da NBA, algo que nenhuma equipa consegue desde 2018. Tal como as restantes, os Thunder parecem favoritos a consegui-lo, mas numa NBA extremamente competitiva, nada está garantido.
Todos os principais jogadores (incluindo o próprio SGA) renovaram com contratos elevados, mas atenção: bastou sempre um pequeno detalhe para impedir o campeão de defender o título. Para aumentarem as hipóteses, terão de fazer ainda mais: será possível?
SGA vem de uma época praticamente perfeita em todos os aspetos: Como atacante letal, defensor de qualidade e líder quase irrepreensível, só resta saber se conseguirá ir ainda mais longe. Se conseguir o bis, seja como MVP e/ou campeão, a resposta será evidente.
Estatísticas 2024/2025: 32,7 pontos por jogo, 6,4 assistências por jogo, 37,5% de eficácia nos triplos.
Objetivo para 2025/2026: 34 pontos por jogo, 40% nos triplos, candidato a MVP, título de campeão.
