Afastado das quadras desde fevereiro, o fenómeno francês Victor Wembanyama (21 anos) afirmou esta segunda-feira que está ansioso para começar a temporada da NBA após alguns meses de treino "brutal".
O francês, considerado o jogador com maior futuro da Liga de basquetebol norte-americana, tem autorização médica para se estrear esta época pelos San Antonio Spurs a 22 de outubro, em Dallas.
A última aparição do gigante de 2,24 metros de altura foi em meados de fevereiro, na sua estreia no All-Stars, em San Francisco. Ao regressar, foi-lhe diagnosticada uma trombose no ombro direito que o afastou abruptamente das quadras, numa temporada em que teve média de 24,3 pontos, 11 ressaltos e 3,8 bloqueios em 46 partidas.
"Esta experiência mudou a minha vida", recordou Wemby durante o media day dos Spurs no centro de treinos, ao norte da cidade texana. "Passei muito tempo no hospital, rodeado de médicos, ouvindo mais más notícias do que esperava. Mas acredito que será benéfico a longo prazo", afirmou o francês.
A partir de julho, retomou os treinos com contacto para a sua terceira temporada na Liga, na qual irá liderar um jovem plantel que terminou na antepenúltima posição da Conferência Oeste.
Para se concentrar na recuperação, Wembanyama renunciou a participar no Eurobasket com a seleção francesa, que teve uma atuação dececionante, sendo eliminada nos oitavos de final.
Descanso na China e ator de TV
"O meu treino foi brutal este verão", afirmou Wembanyama. "Primeiro recuperei as minhas habilidades e depois trabalhei no desenvolvimento. Posso garantir que ninguém treinou como eu este verão. O progresso é simplesmente incrível. Sinto-me melhor. Pareço mais forte e a balança mostra que estou mais pesado. Portanto, tudo é sinal verde", sublinhou.
Durante a sua longa ausência da competição, Wembanyama também aproveitou para satisfazer a curiosidade em outras áreas. Após um descanso de cerca de 10 dias num templo shaolin na China, que gerou imagens que circularam nas redes sociais, Wemby organizou em julho um torneio duplo, de basquetebol e xadrez, em sua casa em Chesnay (França), além de visitar instalações da NASA.
Este fã de ficção científica também emprestou a sua voz a uma personagem inspirada no seu apelido – o Alienígena – para a série animada "Futurama" e participou no desenvolvimento de outro programa juvenil francês em que será o herói, "Alien dunk".
A trombose "deu-me a sensação de que a vida é curta, que é preciso viver experiências", afirmou.
Uma equipa reforçada
Sem o seu líder, os Spurs terminaram a temporada fora dos play-offs pela sexta vez consecutiva. No plano de construir um plantel de futuro em torno de Wembanyama, San Antonio contratou em fevereiro o base All-Star De'Aaron Fox e celebrou depois de Stephon Castle assumir o lugar do francês como Rookie do Ano na Liga.
Esta temporada, somaram mais uma peça que pode ser fundamental, o promissor base Dylan Harper, segunda escolha do Draft, atrás de Cooper Flagg (Mavericks).
No comando da reconstrução continuará Mitch Johnson, que assumiu o banco no lugar de Gregg Popovich após o lendário treinador sofrer um AVC em novembro.
"Queremos que a nossa equipa seja o reflexo de Victor, é o nosso melhor jogador", destacou Johnson.