Basquetebol: Autoridades norte-americanas acusam 20 pessoas de manipulação de jogos universitários

Equipas da ACC estiveram envolvidas no escândalo de manipulação
Equipas da ACC estiveram envolvidas no escândalo de manipulaçãoJared C. Tilton / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia

As autoridades norte-americanas acusaram 20 pessoas por terem manipulado jogos de basquetebol universitário e da Chinese Basketball Association, de acordo com uma acusação federal divulgada esta quinta-feira, incluindo alguns indivíduos já processados no âmbito de uma investigação sobre apostas relacionadas com a NBA.

As acusações foram tornadas públicas pelos procuradores federais de Filadélfia após decisão de um grande júri. Os arguidos são acusados de terem conspirado em torno de jogos entre setembro de 2022 e fevereiro de 2025.

Durante a época 2022/23 da CBA, os envolvidos tentaram manipular jogos de basquetebol masculino da Chinese Basketball Association através da prática de "point shaving", segundo os procuradores nos documentos apresentados ao tribunal federal do distrito leste da Pensilvânia. O "point shaving" é uma forma de batota em que se procura manipular a diferença de pontos no final do encontro.

Alguns dos acusados terão também tentado influenciar jogos na Nicholls State University, Tulane University, Northwestern State University, La Salle University, DePaul University, Robert Morris University, University of Southern Mississippi e North Carolina A&T State University.

Jogadores da Kennesaw State University, Coppin State University, University of New Orleans, Abilene Christian University, Eastern Michigan e Alabama State University também foram visados neste esquema, segundo a acusação, noticiada anteriormente pela NBC News.

As acusações apresentadas pelos procuradores incluem corrupção em competições desportivas e conspiração para cometer fraude eletrónica.