A disponibilidade do jogador estava em dúvida desde que torceu o tornozelo esquerdo na primeira parte da vitória dos Duke Blue Devils sobre Georgia Tech por 78-70, a 13 de março, nos quartos de final da Conferência da Costa Atlântica. As radiografias efectuadas no estádio deram negativo.
"Sinto-me muito bem", disse Flagg na conferência de imprensa de Duke: "Temos um staff incrível. Temos estado a trabalhar nos passos que temos de dar para voltar a estar a 100%."
Sem Flagg em campo na sexta-feira passada, a Duke venceu a rival Carolina do Norte por 74-71 nas semifinais do ACC e 73-62 em Louisville na noite seguinte nas finais da conferência.
"Foi um processo lento para que estivesse pronto para jogar e ele e está. Na cabeça dele, ele estava pronto no fim de semana passado, mas não estava. Não estava", disse o técnico dos Blue Devils, Jon Scheyer: "Acho que isso diz muito sobre quem ele é, porque muitos rapazes seriam mais pacientes ou menos impacientes para entrar em campo. Mas ele não é assim, nem a família dele, nem toda a gente é assim."
Jogador do Ano da ACC, Flagg teve uma média de 18,9 pontos (terceiro na ACC), 7,5 ressaltos (nono) e 4,1 assistências (oitavo) como destaque da turma de caloiros dos Blue Devils.
ADuke (31-3) teve de esperar para saber o seu adversário da primeira ronda. Mary's (23-12), que derrotou o American por 83-72 na First Four na noite de quarta-feira em Dayton, Ohio. Duke vem de uma série de 11 vitórias consecutivas e é a primeira cabeça-de-série regional pela 15.ª vez.