O March Madness é o maior torneio desportivo dos Estados Unidos durante os dois últimos meses de março e a primeira semana de abril. As 64 melhores equipas de basquetebol universitário reúnem-se em diferentes regiões dos Estados Unidos para nos proporcionarem o melhor basquetebol do ano.
Milhões de adeptos em todos os Estados Unidos, mesmo aqueles que não assistem ao jogo, continuam a tradição de preencher as os quadros com a rara hipótese de conseguir uma chave perfeita - normalmente, vão para a cama com mais dinheiro do que tinham na noite anterior.
As hipóteses de acertar de forma perfeita (escolher todas as equipas certas para ganhar) são de uma em 120,2 mil milhões. Para algumas comparações divertidas de melhores probabilidades, eis algumas - ser atingido por um raio duas vezes (uma em nove milhões), acertar na lotaria dos EUA (uma em 300 milhões), um meteoro a cair na cabeça (uma em 100 mil milhões).
Este ano, Portugal vai estar representado por dois jogadores. Rúben Prey está com St. John's, que entra em ação contra Nebraska. Stanley Borden figura no plantel de Duke, um dos favoritos ao triunfo, mas é um walk-on - um aluno que foi estudar para a universidade a acabou por ser convidado para estar na equipa pelas capacidades físicas - deverá ter poucos, ou nenhuns minutos.
Confira os jogos da primeira ronda:
(9) Creighton 89-75 (8) Louisville
(4) Purdue 75-63(13) High Point
(14) Montana vs. (3) Wisconsin
(16) SIU Edwardsville vs. (1) Houston
(16) Alabama St. contra (1) Auburn
(12) McNeese St. vs. (5) Clemson
(12) UC San Diego vs. (5) Michigan
(14) UNC Wilmington vs. (3) Texas Tech
(9) Baylor x (8) Mississippi St.
(15) Robert Morris vs. (2) Alabama
(14) Lipscomb x (3) Iowa State
(12) Colorado St. vs. (5) Memphis
(16) Mount Saint Mary's x (1) Duke
(10) Vanderbilt vs. (5) Saint Mary's
(11) Carolina do Norte x (6) Ole Miss
(13) Grand Canyon x (4) Maryland
(16) Norfolk St. contra (1) Florida
(10) Novo México vs. (7) Marquette