Mais

Basquetebol: Motorista de equipa apedrejado até à morte por adeptos rivais em Itália

Imagem dos danos no autocarro do Pistoia Basket
Imagem dos danos no autocarro do Pistoia BasketCaptură TV / X

O motorista de um autocarro morreu depois de o veículo que conduzia ter sido apedrejado pelos adeptos de uma equipa, após um jogo de basquetebol masculino, no centro de Itália, de acordo com os meios de comunicação social locais, dando origem a rumores a nível nacional no país onde a violência dos adeptos é mais conhecida no futebol, segundo a Reuters.

Após o jogo de domingo entre o SRS Sebastiani Rieti e o Pistoia Basket, da Serie A2, a segunda liga de basquetebol masculino de Itália, o autocarro que transportava os adeptos do Pistoia foi atacado com pedras e tijolos nos arredores de Rieti, noticiou o diário italiano La Nazione.

Uma pedra perfurou o para-brisas e atingiu um dos dois condutores que seguiam a bordo, que morreu pouco depois, após várias tentativas para o reanimar, segundo o diário italiano.

De momento, não foi possível apurar se as pessoas que atiraram pedras ao autocarro eram adeptos rivais, segundo a imprensa italiana.

"Ato de violência inaceitável e sem sentido"

"O ataque é um ato de violência inaceitável e sem sentido", escreveu Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana, na rede social X.

Gianni Petrucci, o presidente da Federação Italiana de Basquetebol (Federbasket), disse que iria cooperar com as autoridades competentes no caso.

"Este incidente não tem a ver com o basquetebol. Trata-se de vilões, de assassinos, de pessoas que não têm presente nem futuro", declarou ao canal nacional RAI.

Um problema de longa data

Em abril, 13 polícias ficaram feridos em confrontos entre adeptos da Roma e da Lazio antes do clássico da capital italiana.

Em maio, um adepto da Atalanta foi esfaqueado até à morte durante confrontos entre adeptos da Atalanta e do Inter de Milão.