Após o jogo de domingo entre o SRS Sebastiani Rieti e o Pistoia Basket, da Serie A2, a segunda liga de basquetebol masculino de Itália, o autocarro que transportava os adeptos do Pistoia foi atacado com pedras e tijolos nos arredores de Rieti, noticiou o diário italiano La Nazione.
Uma pedra perfurou o para-brisas e atingiu um dos dois condutores que seguiam a bordo, que morreu pouco depois, após várias tentativas para o reanimar, segundo o diário italiano.
De momento, não foi possível apurar se as pessoas que atiraram pedras ao autocarro eram adeptos rivais, segundo a imprensa italiana.
"Ato de violência inaceitável e sem sentido"
"O ataque é um ato de violência inaceitável e sem sentido", escreveu Giorgia Meloni, primeira-ministra italiana, na rede social X.
Gianni Petrucci, o presidente da Federação Italiana de Basquetebol (Federbasket), disse que iria cooperar com as autoridades competentes no caso.
"Este incidente não tem a ver com o basquetebol. Trata-se de vilões, de assassinos, de pessoas que não têm presente nem futuro", declarou ao canal nacional RAI.
Um problema de longa data
Em abril, 13 polícias ficaram feridos em confrontos entre adeptos da Roma e da Lazio antes do clássico da capital italiana.
Em maio, um adepto da Atalanta foi esfaqueado até à morte durante confrontos entre adeptos da Atalanta e do Inter de Milão.