Mais

Basquetebol: Quinta dos Lombos bate Benfica (67-55) e soma terceira Supertaça feminina

Quinta dos Lombos festejou o título
Quinta dos Lombos festejou o títuloQuinta dos Lombos

A Quinta dos Lombos conquistou pela terceira vez a Supertaça feminina de basquetebol, repetindo 2017/18 e 2022/23, ao vencer o Benfica, que era o detentor do troféu, por 67-55, no Barreiro.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A capitã Sara Caetano conseguiu um duplo-duplo (13 pontos e 15 ressaltos), ao qual somou três assistências e liderou as detentoras da Taça de Portugal para num triunfo onde o coletivo se impôs e Anissa Rivera (11 pontos e nove ressaltos), Milica Ivanovic (11 pontos e cinco assistências), Nahomis Hardy (nove pontos e 10 ressaltos) e Jasmine Powell (15 pontos) também se destacaram.

A equipa de Cascais foi superior nos lançamentos de campo (46%-31%), nos lançamentos de dois pontos (48%-38%), nos triplos (41%-21%) e arrasou na luta das tabelas (45-31), justificado plenamente um triunfo para o qual disparou logo a seguir ao intervalo (28-27).

Liderou quase todo o primeiro período, que venceu por 15-12, com a capitã Sara Caetano já a dominar os duelos nas tabelas e beneficiando de algum excesso de lançamentos de três pontos das encarnadas, que apenas acertaram uma de sete tentativas.

O aproveitamento antes da linha de 6,75 metros não melhorou muito no segundo período, mas foi com as duas tentativas certeiras (em oito) que a equipa da Luz chegou a ter uma vantagem de 27-21, desbaratada por um parcial de 7-0 favorável à equipa de Cascais que, em menos de minuto e meio, a levou para o intervalo em vantagem (28-27).

O descanso não fez bem às encarnadas e o Quinta dos Lombos continuou a aumentar a vantagem no terceiro período, sempre com Caetano em evidência: com um parcial de 11-2 nos primeiros cinco minutos, as detentoras da Taça de Portugal abriram caminho para uma diferença de 14 pontos, a maior até então, no final do terceiro período (51-37).

O Benfica tentou reagir no último quarto e precisou de apenas cinco minutos para fazer tantos pontos (10) como em todo o período anterior, mas as jogadoras orientadas por José Leite foram mantendo a vantagem no marcador controlada, apesar de as águias terem vencido o parcial (18-16).

Com a conquista da sua terceira Supertaça, o Quinta dos Lombos igualou Benfica, União Sportiva, Olivais e CIF, todos atrás de Algés (quatro títulos), Estrelas da Avenida (cinco) e CAB Madeira (sete).