Mais

Basquetebol: FC Porto bate Galitos (99-67), Oliveirense esmaga Sporting (92-64) e avançam na Taça da Liga

Atualizado
Oliveirense festejou diante do Sporting
Oliveirense festejou diante do SportingOliveirense
Dragões não sentiram grandes dificuldades para ultrapassar o conjunto do Barreiro e vão encontrar o Benfica nas meias-finais. Conjunto de Oliveira de Azeméis conseguiu vitória retumbante no arranque da final a oito no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Avançam para a meia-final.

FC Porto 99-67 Galitos

Horas depois do Sporting ter sido eliminado pela Oliveirense, era altura do último play-off desta final a oito da Taça da Liga de basquetebol. O FC Porto defrontava o Galitos por um lugar nas meias-finais da competição.

E os dragões acabaram por evitar qualquer surpresa. Depois de terem chegado ao intervalo a vencer por 12 pontos (44-32), os dragões fizeram um terceiro período enfático (33-16) e colocaram as mãos definitivamente na vitória. Toney Douglas (13 pontos) foi o melhor marcador dos dragões que tiveram cinco atletas a ultrapassar a dezena de pontos.

Do lado do Galitos, nota para Malcolm Richardison (19 pontos, cinco ressaltos e cinco assistências), bem como para a estreia do jovem Pedro Cristo, que somou os primeiros minutos a nível senior e conseguiu um triplo.

O FC Porto avança assim para as meias-finais, onde vai defrontar o Benfica.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Oliveirense 92-64 Sporting

Coube a Sporting e Oliveirense abrirem as honras na final a oito da Taça da Liga de basquetebol, também conhecida como troféu Hugo dos Santos. O quarto encontro entre ambas as equipas neta temporada significava um lugar na meia-final, onde esperava a Ovarense.

E se nos três primeiros encontros, o Sporting conseguiu sempre vencer – inclusive na meia-final da Taça de Portugal –, desta vez o triunfo sorriu à Oliveirense e logo com o resultado mais desequilibrado.

Os homens de Oliveira de Azeméis entraram fortes, com Carlos Cardoso (12 pontos e 10 assistências) a liderar a equipa e Malik Morgan (16 pontos) muito bem nos triplos (50% de acerto) e construíram uma vantagem (26-17) no primeiro período, que depois alargaram na segunda porte.

O Sporting teve uma partida manifestamente desinspirada. Anthony Barber (24 pontos) foi  melhor marcador da partida, mas o desacerto leonino nos triplos (seis em 23) e as muitas perdas de bola (24) revelaram-se fatais.

A Oliveirense segue agora para as meias-finais, onde vai defrontar a Ovarense e procura recuperar um título que escapa desde 2020.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Calendário da final a oito

Play-off (1 de maio)

Oliveirense 92-64 Sporting

FC Porto 99-67 Galitos

Meias-finais (3 de maio)

Ovarense – Oliveirense (15:00)

Benfica - FC Porto (18:00)

Final (4 de maio)