Basquetebol: FC Porto perde com o Galitos (90-89), Benfica (88-98) e Sporting (94-62) vencem na Taça da Liga

FC Porto sofreu a segunda derrota em dois jogos na Taça da Liga
FC Porto sofreu a segunda derrota em dois jogos na Taça da LigaFPB

Em jogo eletrizante da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga, o Galitos Barreiro derrotou o FC Porto por 90-89. Foi a segunda derrota em dois jogos para os azuis e brancos. No mesmo grupo B, o Sporting venceu folgadamente o Vasco da Gama por 94-62 e manteve o primeiro lugar. No Grupo A, o Benfica foi ganhar ao difícil terreno da Oliveirense, liderando, com os mesmos pontos do SC Braga.

Galitos Barreiro 90-89 FC Porto

O Galitos Barreiro começou melhor e chegou a ter uma vantagem de 6 pontos, tendo o francês Quentin Eyobo conseguido impressionantes 15 pontos no primeiro período, que terminou com 26-23, favorável à equipa da casa.

O segundo período manteve a mesma tónica, geralmente com o Galitos Barreiro a liderar por curta margem, não superior a 5 pontos, numa partida muito bem disputada e jogada a alto ritmo. Brayden Carter juntava-se a Quentin Eyobo como o principal desequilibrador na equipa anfitriã, enquanto Javian Davis-Fleming destacava-se nos azuis e brancos. Ao intervalo havia 46-39 para os visitados.

O Galitos recomeçou em grande estilo, avançando até aos 50-40 e, por esta altura, Quentin Eyobo já estava com... 20 pontos! No entanto, os dragões logo ripostaram, reduzindo para 4 pontos de desvantagem e chegando mesmo a liderar pela primeira vez (59-61), sob as asas de Javian Davis-Fleming. No entanto, logo o Galitos Barreiro restabeleceu uma diferença de 5 pontos (66-61), resultado no final do terceiro período.

Os dragões lançaram fogo no início do derradeiro quarto e passaram a liderar aos 79-82. Até ao final, as duas equipas alternaram com curtas diferenças no marcador, acabando por ser mais feliz (e mais competente) o Galitos, triunfando por 90-89. Quentin Eyobo terminou o seu jogo de grande classe com 36 pontos, tendo respondido Javian Davis-Fleming nos portistas, com 22.

O FC Porto está na quarta posição do grupo, com 2 pontos (duas derrotas em dois encontros), enquanto o Galitos é terceiro, com os mesmos 2 pontos, mas apenas um desafio disputado.

As estatísticas do jogo
As estatísticas do jogoFlashscore

Oliveirense 88-98 Benfica

O Benfica cedo se colocou em vantagem no marcador, beneficiando de muito maior acerto no lançamento de 2 pontos (66 por cento). Já a equipa casa ficava-se pelos 40 por cento, estatísticas referentes ao primeiro período, que terminou com 26-31.

Os encarnados foram arrasadores no início do segundo quarto, tendo chegado a uma vantagem de 15 pontos, com Geno Crandall e David Relvão em pleno de evidência. Na equipa da casa, a principal figura era Jordan Silbert, tendo sido muito graças a ele que a Oliveirense chegou a uma desvantagem de apenas 5 pontos (43-48). Ao intervalo havia 46-55.

O Benfica continuou na liderança no terceiro período mas sempre sem conseguir distanciar-se de forma visível, merecendo realce a alta percentagem no lançamento de 3 pontos que se verificava no final deste terceiro quarto (53 por cento para ambas as equipas). E com o marcador a assinalar 66-76.

No último quarto o Benfica conseguiu aumentar a vantagem para 14 pontos, dando praticamente uma "machadada" final no adversário, tendo o resultado final sido de 88-98.

O Benfica lidera o grupo, com 4 pontos, os mesmos do SC Braga, segundo colocado.

As estatísticas do jogo
As estatísticas do jogoFlashscore

Sporting 94-62 Vasco da Gama

O Sporting não sentiu grandes dificuldades para derrotar o Vasco da Gama, tendo tido início fulgurante, ao chegar a uma vantagem de 14 pontos (19-5). E com os norte-americanos Maleeck Harden-Hayes e Brandon Johns Jr em tarde inspirada.

Nos visitantes era Lashon Lindsey o homem em  maior evidência, ao terminar o primeiro período com 8 pontos, mais de metade dos que foram conseguidos pela sua equipa. No final deste primeiro quarto o marcador assinalava 25-13.

Os leões continuaram a dominar e a ampliar a vantagem, que atingiu os 18 pontos (33-15), desta vez com Diogo Ventura a emergir como destaque. Ao intervalo havia 52-34, com Brandon Johns Jr como melhor marcador, com 15 pontos.

O resto do jogo resumiu-se a uma superioridade cada vez maior dos leões, até aos 94-62 finais. Os verdes e brancos lideram destacados o grupo, com 4 pontos (duas vitórias em dois jogos), mais 2 do que Queluz, Galitos Barreiro, FC Porto e Vasco da Gama.

As estatísticas do jogo
As estatísticas do jogoFlashscore

Outros resultados:

Vitória SC 83-76 Esgueira

Ovarense 78-84 SC Braga

CA Queluz 87-88 Imortal