Mais

Basquetebol: Malonga em crescimento na primeira temporada na WNBA

Malonga durante o jogo contra Vegas na passada sexta-feira
Malonga durante o jogo contra Vegas na passada sexta-feiraETHAN MILLER/Getty Images via AFP
A prodígio do basquetebol francês Dominique Malonga está a ver as suas estatísticas e tempo de jogo aumentarem na sua primeira temporada na WNBA, com minutos ganhos "pelas (suas) atuações", disse à AFP no domingo.

Malonga, de 19 anos, escolhida na 2.ª posição do draft deste ano, continua a ser uma suplente do Seattle Storm, mas está a apresentar desempenhos cada vez mais consistentes a partir do banco, à medida que o seu tempo de jogo aumenta.

No domingo, registou o terceiro duplo-duplo com 20 pontos e 11 ressaltos em 29 minutos, o seu recorde de minutos jogados, mas ficou frustrada no final da partida, ao ser superada defensivamente nas duas últimas ações de Dearica Hamby numa derrota por 94-91.

Na sexta-feira, tinha estabelecido o seu novo recorde na liga norte-americana, com 22 pontos, numa derrota por 90-86 frente às Las Vegas Aces. As Storm estão em 8.ª na Liga (16 vitórias - 16 derrotas), na última vaga de qualificação para os play-off.

"Sempre que entro em campo, tento contribuir o máximo que posso. As pessoas conseguem encontrar-me na área pintada, em boas ações, em corridas em transição e por aí fora. Não esperam necessariamente que a novata saia do banco, por isso concentram-se menos em mim", explicou no domingo: "Tenho uma treinadora inteligente (Noelle Quinn, nota da redação). Quando vê que certas jogadoras funcionam, tenta manter essas combinações. Foi o que aconteceu ultimamente, sempre que houve uma recuperação, eu estive em campo".

"Os minutos, fui conquistando-os através das minhas exibições. Desde o All-Star (a 19 de julho), os meus minutos aumentaram consideravelmente. Sempre que joguei, mesmo que por apenas alguns minutos, tive um bom desempenho", acrescentou a esguia jogadora interior (1,98 m), que foi comparada a Victor Wembanyama.

Ao lado de outra francesa, Gabby Williams (5 pontos no domingo), Malonga, que não jogou no último Europeu com as Bleues, continua o seu rápido aprendizado numa liga em pleno crescimento.

Para além da sua seriedade no campo, a vice-campeã olímpica em Paris pretende dar espetáculo, pois foi a primeira francesa a marcar um afundanço num jogo oficial no final de 2024, um gesto muito raro mesmo na WNBA. "Espero conseguir um afundanço antes do final da temporada", afirma,que termina cada aquecimento com um afundanço, rodeada por todas as suas colegas de equipa.

"Tenho isso em mente porque é algo que consigo fazer naturalmente, mas não me foco nisso, acontecerá quando tiver de acontecer".