Mais

Bayern, a equipa mais divertida do torneio, vence o World Sevens, PSG termina em 3.º lugar

Bayern, a equipa mais divertida do torneio, venceu o World Sevens
Bayern, a equipa mais divertida do torneio, venceu o World SevensClément Gauvin
O Bayern Munique é o campeão deste novo torneio de futebol de 7, que lançou a sua primeira edição no Estoril, de 21 a 23 de maio. Os bávaros conseguiram vencer o Manchester United por 2-1 e terminaram a competição invictos, depois de terem brilhado com as suas exibições e festejos ao longo do World Sevens. O PSG, por seu lado, venceu a meia-final e ficou com a medalha de bronze.

Numa final entre as duas equipas mais divertidas da competição, foi o Bayern que derrotou o Manchester United por 2-1 e conquistou o prémio de 2,5 milhões de dólares prometido ao vencedor deste novo World Sevens.

Ainda antes do pontapé de saída, as bávaras já tinham colocado a fasquia muito alta com uma série de coreografias ao som de "I love rock'n roll", enquanto o Manchester United contentou-se com uma pirâmide em modo accrosport. Mesmo assim, voltaram para casa com um milhão de dólares.

As bávaras começaram a jogar desde o início, obrigando Phallon Tullis-Joyce a uma bela defesa de Pernille Harder, que desviou o cruzamento de Sarah Zadrazil, antes de Magdalenna Eriksson tentar a sorte com uma cabeçada após um canto (5'). O Manchester United esteve então perto de surpreender, quando Elisabeth Terland aproveitou um mau passe de Julia Zigiotti (7'). Outro lance duvidoso do Bayern permitiu que Aiofe Mannion tentasse a sua sorte, mas a guarda-redes esteve à altura (10').

O Manchester United pressionou e Simi Awujo arriscou à esquerda da baliza bávara. Mas Tuva Hansen voltou a defender na perfeição (12'). Kyah Simon cobrou um livre forte e rasteiro, mas Phallon Tullis-Joyce atirou-se perfeitamente para afastar a bola (13'). O Manchester United inaugurou o marcador quando Melvine Malard enganou a defesa bávara, e Simi Awujo converteu com um potente remate giratório para fazer o 1-0 (14').

Diversão recompensada

Com o passar do tempo, os ataques intensificaram-se de ambos os lados. O Bayern finalmente empatou quando o cruzamento de Pernille Harder foi bloqueado e desviado por Maya Le Tissier, mas Momoko Tanikawa ficou sozinha na entrada da área e só precisou de girar e cruzar forte para o fundo das redes: 1-1 (21'). A melhor marcadora e melhor jogadora do torneio, que marcou um golo excecional contra o PSG na meia-final, confirmou a sua excelente época.

As bávaras chegaram mesmo a virar o jogo nos minutos seguintes. Sarah Zadrazil recebeu uma boa bola na área, de costas para a baliza, e rematou em arco para o fundo das redes, 2-1 (25'). Duas defesas de última hora de Maria Grohs, que nem sempre estava calma na sua linha, permitiram ao Bayern garantir o seu primeiro título mundial de Sevens.

O clube alemão foi o único a convocar todas as suas jogadoras para a competição, já que algumas das principais jogadoras estavam apenas a fazer a viagem sem jogar. No entanto, muitas das jogadoras, entre elas a número 10 Linda Dallmann, admitiram que tinham gostado do jogo e juntaramse a um grupo muito descontraído, que encarou a competição com naturalidade.

As suas celebrações, cada uma mais original do que a outra, tornaram-se virais nas redes sociais. A chave do sucesso? De qualquer forma, o Bayern Munique embolsou os 2,5 milhões de dólares prometidos ao vencedor, o que deve ajudar nas contratações do verão.

PSG em terceiro lugar

O PSG terminou em terceiro lugar no torneio e vai levar para casa um cheque de 650 mil dólares, depois de perder por 5-0 para as vencedoras. No entanto, a equipa parisiense terminou o World Sevens com uma vitória por 3-1 sobre o Manchester City no jogo de atribuição do terceiro lugar, com golos de Manssita Traoré (11'), Grace Geyoro (18') e Océane Hurtre (24').