O Bayern de Munique no Mundial de Clubes
Depois de ter participado pela última vez na principal competição de clubes da FIFA há pouco mais de quatro anos, o Bayern de Munique qualificou-se para o Mundial de Clubes em virtude do coeficiente da UEFA. Estatisticamente a equipa mais forte da Europa que não ganhou a Liga dos Campeões em nenhuma das quatro épocas anteriores, muitos esperam que o Bayern de Munique chegue às fases finais do torneio.
O Mundial de Clubes, recentemente alargado, tem início em meados de junho, menos de um mês após a conclusão da Bundesliga de 2024/25. Os bávaros estão entre as 32 equipas que competem nos Estados Unidos este verão, com a nata das seis confederações da FIFA convidadas a participar. Graças a um lucrativo contrato de transmissão e a imensas receitas de patrocínio, todos os clubes participantes receberão pelo menos 50 milhões de euros pelos seus esforços - independentemente do seu desempenho.
Nas notas que se seguem, abordaremos todos os aspetos da participação do Bayern de Munique no Mundial de Clubes desta época. Desde os calendários até as listas de convocados, passando pelos jogadores mais importantes e os desempenhos anteriores.
Será que Vincent Kompany conseguirá levar as suas tropas à glória internacional, ou será que outro treinador irá erguer o troféu do Mundial de Clubes redesenhado em julho?
Calendário, jogos e adversários
Os bávaros jogarão as três partidas da fase de grupos perto da costa leste dos Estados Unidos, visitando Ohio, Carolina do Norte e Flórida durante a fase inicial da competição. Menos de 24 horas depois de Al Ahly e Inter de Miami se enfrentarem na abertura do torneio, o Bayern de Munique iniciará a sua campanha contra o Auckland City, representante da OFC, no Estádio TQL.
Jogos da fase de grupos
Jogo 1: Bayern de Munique - Auckland City - domingo, 15 de junho, 17:00 (Estádio TQL, Cincinnati, OH)
Jogo 2: Bayern de Munique - Boca Juniors - sexta-feira, 21 de junho, 02:00 (Estádio Hard Rock, Miami, FL)
Jogo 3: Benfica - Bayern de Munique - terça-feira, 24 de junho, 20:00 (Estádio Bank of America, Charlotte, NC)
Os Grupos C e D foram agrupados em dois dos oito jogos dos oitavos de final. O jogo 50 coloca o vencedor do Grupo C contra o vice-campeão do Grupo D, enquanto o jogo 52 será disputado entre o vencedor do Grupo D e o vice-campeão do Grupo C.
Portanto, caso termine a fase de grupos em primeiro ou segundo lugar, o Bayern enfrentará na próxima fase o Flamengo, o Espérance de Tunis, o Chelsea ou o Club León.
Adversários na fase de grupos
Incluído no Grupo C, juntamente com o Auckland City, o Boca Juniors e o Benfica, o Bayern de Munique deverá passar confortavelmente à fase a eliminar. Apesar de ser o grande favorito ao primeiro lugar do grupo, Vincent Kompany não deixará que a complacência se instale na sua equipa. Os três adversários têm muita qualidade no ataque e não querem perder a chance de eliminar um dos clubes mais bem-sucedidos do planeta.
Auckland City
O Auckland City é o clube mais bem-sucedido da Nova Zelândia, com dez títulos nacionais e 12 vitórias na Liga dos Campeões da OFC. Nenhuma equipa participou mais vezes na competição de clubes mais prestigiada da FIFA do que os Navy Blues, tendo participado em onze edições.
O melhor desempenho do Auckland City foi em 2014, quando conquistou o terceiro lugar em Marrocos. Depois de derrotar o anfitrião Moghreb Tetuán na fase preliminar, o Auckland City superou o ES Sétif, da Argélia, antes de ser eliminado pelo San Lorenzo, na meia-final. No entanto, a vitória sobre o Cruz Azul no play-off do terceiro/quarto lugar ditou a melhor prestação de sempre.
Boca Juniors
Com uma das seis vagas da CONMEBOL, o Boca Juniors representa a América do Sul pela segunda vez na sua história. Em 2007, o clube argentino foi finalista derrotado pelo Milan de Carlo Ancelotti em Yokohama.
Apesar do sucesso ao longo dos anos, o clube de Buenos Aires não conquistou nenhum título continental ou internacional desde que levantou a taça da Recopa Sul-Americana em 2008. Por isso, o Boca precisa de mais um triunfo importante...
Benfica
Apesar de nunca ter participado num Mundial de Clubes, o Benfica não é alheio a esta competição de elite. Depois de conquistar duas Taças dos Campeões Europeus consecutivas no início da década de 1960, o clube português qualificou-se para mais oito finais continentais.
As águias estão atualmente a ter um bom desempenho sob o comando do antigo treinador dos Wolves, Bruno Lage, mantendo-se a curta distância do Sporting no topo da Liga Portugal, depois de terem vencido a Taça da Liga pela oitava vez, um recorde, no início deste ano.
Cobertura televisiva: Onde assistir aos jogos do Bayern Munique
Como já disse o presidente da FIFA, Gianni Infantino, "já temos os 63 jogos que todos os adeptos de futebol devem anotar na sua agenda, quer vivam nos Estados Unidos, quer se desloquem dos seus países aos diferentes recintos para acompanhar a sua equipa ou decidam seguir o torneio a partir de casa através do DAZN e do FIFA+".
Assim, todos os jogos estarão disponíveis gratuitamente na DAZN e no FIFA+. Em Portugal, alguns jogos serão ainda transmitidos pela RTP.
Equipa esperada: Lista de convocados do Bayern
Embora a FIFA espere que todos os participantes no apresentem os seus 11 iniciais mais fortes, é provável que alguns treinadores optem por uma equipa alternativa. Com a intensificação da agitação do calendário futebolístico mundial, as preocupações com o bem-estar dos jogadores têm sido regularmente citadas nos últimos meses. Depois de mais uma campanha exaustiva, poucos se surpreenderão se alguns jogadores forem autorizados a ficar de fora de uma competição potencialmente desgastante.
Com o Bayern de Munique ainda a disputar competições nacionais e continentais no final da temporada, Vincent Kompany pode querer dar a alguns dos seus craques um merecido descanso. No entanto, o belga está ansioso para aumentar o seu número de títulos e, portanto, não deve mexer no núcleo da sua equipa.
Os bávaros têm uma lista extensa de lesionados, mas estão confiantes de que isso será resolvido antes das últimas semanas da temporada. O veterano Manuel Neuer já está quase totalmente recuperado da lesão na perna, enquanto o promissor central Tarek Buchmann deve regressar no início de abril. Jonas Urbig (pé), Min-Jae Kim (tendão de Aquiles) e Kingsley Coman (tornozelo) deverão estar aptos em meados de abril, mas subsistem dúvidas sobre se Aleksandar Pavlović (mononucleose) estará pronto para entrar em ação no verão.
Vários jogadores foram emprestados durante a janela de transferências de janeiro, mas poderão ser chamados a tempo para a competição. O adolescente Arijon Ibrahimović, altamente cotado, está a desfrutar da vida na capital italiana com a Lazio, enquanto o internacional francês sub-21 Mathys Tel tem contrato com os Spurs até ao final da campanha de 2024/25. Os jovens Nestory Irankunda e Adam Aznou estão atualmente a passar por cedências no Grasshoppers, da Suíça, e no Real Valladolid, de Espanha, respetivamente.
Guarda-redes: Manuel Neuer (capitão), Daniel Peretz, Sven Ulreich, Jonas Urbig
Defesas: Dayot Upamecano, Kim Min-jae, Eric Dier, Hiroki Ito, Raphaël Guerreiro, Sacha Boey, Adam Aznou, Tarek Buchmann, Josip Stanišić
Médios: Joshua Kimmich, Leon Goretzka, Leroy Sané, João Palhinha, Michael Olise, Alphonso Davies, Konrad Laimer, Adin Ličina, Javier Fernández, Jamal Musiala, Arijon Ibrahimović, Jonathan Asp Jensen, Aleksandar Pavlović
Avançados: Serge Gnabry, Harry Kane, Kingsley Coman, Gabriel Vidović, Thomas Müller, Mathys Tel, Nestory Irankunda
Jogadores a ter em conta
Vincent Kompany tem à sua disposição uma série de jogadores de renome na Baviera. Para isso, o Bayern de Munique conta com três jogadores que contribuem para o sucesso da sua equipa.
Capaz de atuar como médio, construtor ou lateral, Joshua Kimmich oferece a Vincent Kompany uma grande versatilidade posicional. Um dos primeiros nomes na lista de convocados todas as semanas, o experiente jogador alemão poderá fazer o seu 450º jogo pelo Bayern de Munique antes do Mundial de Clubes.
Desde que chegou do Crystal Palace, no verão passado, Michael Olise tem encantado os adeptos do Bayern de Munique com o seu jogo de pés, criatividade e instinto matador no último terço. O francês de origem inglesa já marcou oito golos e fez oito assistências na Bundesliga, ajudando a colocar o Bayern de Munique no topo da tabela.
Além disso, já balançou as redes cinco vezes na Liga dos Campeões, marcando golos nas vitórias sobre o Dínamo de Zagreb e o Shakhtar Donetsk.
Harry Kane é o maior artilheiro da Europa, capaz de finalizar com precisão em qualquer situação. Embora nunca tenha participado num Mundial de Clubes, o inglês de 31 anos já balançou as redes nas três principais competições europeias de clubes.
No final da sua memorável temporada de estreia na Baviera, Kane foi o melhor marcador da Bundesliga e da Liga dos Campeões, com 44 golos em 45 jogos.
Probabilidades de vitória
Depois de passar por uma campanha dececionante em 2023/24, Vincent Kompany conseguiu revigorar o Bayern de Munique esta temporada. Depois de ter perdido o 12º título consecutivo da Bundesliga na época passada, os bávaros parecem ter restabelecido a sua hegemonia a nível nacional. Nenhuma equipa da primeira divisão alemã marcou mais ou sofreu menos golos do que o Bayern esta época, o que demonstra a dimensão do seu domínio.
Depois da dececionante eliminação na Taça da Alemanha diante do Bayer Leverkusen, os comandados de Kompany derrotaram o atual campeão da Bundesliga e apuraram-se para os quartos de final da Liga dos Campeões.
Portanto, com base na forma atual, parece que o Bayern tem uma chance razoável de sucesso. As casas de apostas parecem concordar, colocando-os como terceiros favoritos antes do torneio.
Como é que o Bayern de Munique se apurou?
Antes do sorteio, realizado em dezembro passado em Miami, cada confederação recebeu um número específico de vagas para o torneio. A UEFA será a confederação mais bem representada, com 12 equipas europeias envolvidas neste verão.
De acordo com as regras da FIFA, qualquer equipa que tenha ganho um campeonato continental de primeira categoria numa ou mais das últimas quatro épocas está automaticamente qualificada para o Mundial de Clubes. Uma vez que o Real Madrid conquistou os seus 14º e 15º títulos da Liga dos Campeões dentro deste período, apenas duas outras equipas europeias - o Chelsea, vencedor em 2020/21, e o Manchester City, vencedor em 2022/23 - se podem qualificar por esta via. O Bayern de Munique conquistou o seu último título da Liga dos Campeões em 2020, pelo que perdeu por pouco a qualificação direta.
Os restantes nove participantes europeus foram determinados pelo modelo de coeficientes da UEFA. Os pontos foram atribuídos com base nos resultados de cada clube na Liga dos Campeões, tendo sido tidos em conta os desempenhos nas últimas três épocas e na fase de grupos da temporada de 2024/25.
O Bayern de Munique recebeu mais pontos de coeficiente do que todas as equipas, exceto o Manchester City e o Real Madrid, pelo que se qualificou pela via da classificação. Os bávaros foram eliminados nos quartos de final nas temporadas de 2021/22 e 2022/23, tendo vencido os seis jogos da fase de grupos em ambas as ocasiões. Seguiu-se uma eliminação nas meias-finais às mãos do eventual vencedor, o Real Madrid, na época passada, antes de cinco vitórias em oito jogos terem garantido o lugar do Bayern nos oitavos de final.
Equipamento do Bayern Munique para o Mundial de Clubes
Com a expectativa de que milhões de adeptos assistam ao desenrolar dos acontecimentos nos EUA este verão, o lançamento de um equipamento dedicado ao Mundial de Clubes representa uma grande oportunidade comercial para as equipas participantes. Atualmente, não se sabe se os jogadores do Bayern de Munique irão vestir uma camisola personalizada para o torneio, mas o projeto pode já estar em curso.
História, estatísticas e destaques do Bayern Munique no Mundial de Clubes
Os bávaros foram bem sucedidos em cada uma das suas duas participações no Mundial de Clubes, tendo saído triunfantes em ambas as ocasiões. Graças à estrutura muito selectiva das edições anteriores, os alemães chegaram às meias-finais nas competições de 2013 e 2020.
A primeira participação do Bayern de Munique aconteceu em 2013, qualificando-se graças a uma dramática vitória na final da Liga dos Campeões sobre o Borussia Dortmund, sete meses antes. Os comandados de Pep Guardiola venceram o Guangzhou Evergrande, da China, e marcaram confronto com o Raja Casablanca. Graças aos golos do defesa brasileiro Dante e do médio Thiago Alcântara no primeiro tempo, o Bayern derrotou com tranquilidade os anfitriões marroquinos no lotado Stade de Marrakech.
Depois de vencer o Paris Saint-Germain na final da Liga dos Campeões, o Bayern de Munique chegou ao Catar para participar no adiado Mundial de Clubes 2020. Dois golos de Robert Lewandowski foram suficientes para vencer o Al Ahly, que se apurou para as meias-finais pela terceira vez em 14 anos. Os bávaros derrotaram por pouco o Tigres, atual campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF, na final, com um golo de Benjamin Pavard no segundo tempo, separando as duas equipas.
Com isso, o Bayern venceu os quatro jogos anteriores do Mundial de Clubes sem sofrer nenhum golo. Embora seja improvável que esse notável recorde defensivo permaneça intacto em meados de julho, um terceiro título está, sem dúvida, ao alcance. Será que o clube mais bem-sucedido da Alemanha conseguirá adicionar mais uma peça de prata à sua já movimentada sala de troféus? Não será preciso esperar muito para descobrir.
_______________________________________________________________________________
Patrocinado:
Mundial de Clubes da FIFA – Todos os jogos grátis, em exclusivo na DAZN.