Mais

Bayern ergue um monumento a Beckenbauer

A estátua de Beckenbauer fica perto da de Gerd Müller
A estátua de Beckenbauer fica perto da de Gerd MüllerČTK / DPA / Leonie Asendorpf
Primeiro, a Praça 5 de Franz Beckenbauer e, agora, uma estátua de bronze de grandes dimensões na Allianz Arena: o Bayern ergueu oficialmente um monumento ao falecido "Kaiser". Na sexta-feira, os dirigentes do campeão alemão de futebol, à volta do presidente Herbert Hainer, inauguraram a obra de arte juntamente com a viúva de Beckenbauer, Heidi. A estátua será colocada não muito longe da do "Bombardeiro" Gerd Müller.

"Estar aqui hoje, inaugurar a estátua e ver quantas pessoas vieram aqui é um momento emocionante", disse Hainer: "Fui muito amigo de Franz Beckenbauer nos últimos anos. Todos sentimos a sua falta, não apenas como futebolista, mas sobretudo como pessoa." Beckenbauer faleceu a 7 de janeiro de 2024, com 78 anos. A estátua do imperador, que tem 1,5 vezes o tamanho real e assenta num plinto com a forma do losango bávaro, foi concebida pela artista Matilde Romagnoli.

A "Franz-Beckenbauer-Platz" comemora a lenda desde maio. Segundo o Presidente da Câmara, Dieter Reiter, trata-se da "maior honra que a cidade de Munique pode conceder a título póstumo". O Bayern também já tinha homenageado Beckenbauer há algum tempo, com uma camisola de grandes dimensões com o número 5 sob o teto do estádio. Além disso, o número 5 não voltará a ser atribuído pelo clube de Munique.

Beckenbauer faria 80 anos na quinta-feira. O presidente da DFB, Bernd Neuendorf, homenageou o craque nesta ocasião como"o melhor que o futebol alemão já produziu. Ele não só fez brilhar os olhos daqueles que tiveram a sorte de o ver jogar. A simples menção do nome era e ainda é suficiente para provocar um sorriso de reconhecimento. E em todo o mundo", escreveu Neuendorf no site DFB.de.

Beckenbauer foi campeão europeu como jogador da seleção nacional em 1972 e, dois anos mais tarde, foi capitão da equipa campeã europeia no seu próprio país. Em 1990, Beckenbauer conduziu a equipa alemã ao título do Campeonato do Mundo como capitão de equipa. Segundo Neuendorf, "não conquistou apenas títulos, mas também corações. Transformou o futebol alemão numa marca global".