Benfica-Sporting: Rivais lisboetas jogam na Luz com águias mais pressionadas

António Silva ao serviço do Benfica
António Silva ao serviço do BenficaSL Benfica

O Benfica recebe o Sporting na sexta-feira, partindo mais pressionado para o dérbi lisboeta, de abertura da 13.ª jornada da Liga, numa altura em que águias e leões perseguem o líder isolado FC Porto.

Acompanhe as incidências e o relato da partida

A partir das 20:15, no Estádio da Luz, em Lisboa, os encarnados medem forças com os bicampeões nacionais no terceiro embate entre grandes na edição 2025/26 da prova, e último da primeira volta, vindo de ciclos de resultados e momentos exibicionais díspares.

O Benfica é terceiro classificado, com 28 pontos, a três do Sporting e a seis do FC Porto, que foi a Alvalade impor a única derrota leonina (2-1), na quarta ronda, mas não passou do nulo na receção às águias (0-0), na oitava, no seu único deslize no campeonato.

Ouça o relato no site ou na app
Ouça o relato no site ou na appFlashscore

Num fim de semana em que os dragões visitam o Tondela, os rivais lisboetas procuram não perder mais terreno na luta pelo título, que discutiram entre si nas derradeiras duas épocas, vendo os leões festejarem com distâncias de 10 e dois pontos, respetivamente.

O Sporting não revalidava o estatuto de campeão português desde 1953/54 e acelerou o 21.º título ao empatar na Luz (1-1), a apenas uma jornada do fim do campeonato anterior, antes de ter selado a primeira dobradinha em 23 anos com um triunfo perante o Benfica (3-1, após prolongamento), na final da Taça de Portugal, no Estádio Nacional, em Oeiras.

Rui Borges e Bruno Lage permaneceram no comando das duas equipas, que tiveram pré-épocas distintas, com os leões a enfrentarem negociações prolongadas pela venda aos ingleses do Arsenal do dianteiro sueco Viktor Gyökeres, autor de 97 golos em 102 jogos.

O Benfica ficou pelos oitavos do Mundial de clubes, nos Estados Unidos, ao perder com os ingleses do Chelsea, futuros campeões, e teve férias encurtadas antes do começo da nova temporada, assinalado pela presença nas pré-eliminatórias da Liga dos Campeões.

Em julho, na estreia oficial em 2025/26, Sporting e Benfica encontram-se no Algarve para a Supertaça Cândido de Oliveira, conquistada pelos encarnados (1-0), com um tento do grego Vangelis Pavlidis, num desafio em que os leões não contaram com Matheus Reis, suspenso devido à polémica resultante da decisão da Taça de Portugal.

Os dois rivais voltam agora a enfrentar-se mais de quatro meses depois, já depois do Benfica ter encerrado a segunda passagem de Lage para apostar no regresso de José Mourinho, 25 anos depois da primeira experiência do setubalense como técnico principal.

Por entre a reeleição em duas voltas do presidente Rui Costa, os encarnados venceram nove das 15 partidas com Mourinho e não perderam nas provas nacionais, mas cederam nove pontos para a Liga, diante do FC Porto e nas receções a Rio Ave (1-1) e Casa Pia (2-2), após o empate na Luz ante o Santa Clara (1-1), no último jogo na prova com Lage.

Os últimos duelos entre Sporting e Benfica
Os últimos duelos entre Sporting e BenficaFlashscore

O Benfica está nos oitavos da Taça de Portugal e nas meias da Taça da Liga, mas tem muito ameaçada a qualificação para a fase a eliminar da Liga dos Campeões, ao contrário dos leões, em zona de entrada direta nos oitavos e também em todas as frentes nacionais.

Os bicampeões portugueses chegam ao segundo dérbi da época na melhor série de resultados, com 11 jogos invictos e nove vitórias nos últimos 10 desafios - quatro das quais de forma seguida - nas diversas provas, tendo iniciado essa sequência na oitava jornada da Liga, quando cederam nos instantes finais um empate caseiro face ao SC Braga (1-1).

Desde então, o Sporting nunca mais vacilou no campeonato onde tem o ataque mais eficaz, com 31 golos, nove pelo avançado colombiano Luis Suárez, que só fica atrás de Pavlidis, com 10.

Se o Sporting não ganha na Luz desde 2021/22 nem triunfou em 10 jogos ante Mourinho, Rui Borges apenas venceu no tempo regulamentar dois dos oito embates entre grandes disputados com os leões, clube pelo qual se estreou num êxito caseiro frente ao Benfica (1-0), em dezembro de 2024, na Liga, na primeira de 50 partidas na equipa de Alvalade.

Pedro Gonçalves voltou aos relvados na última meia hora da receção vitoriosa ao Estrela da Amadora (4-0) e pode ser utilizado pelos verdes e brancos, cujo boletim clínico inclui Debast, Daniel Bragança, Nuno Santos e Fotis Ioannidis, tal como ocorre com Alexander Bah, Dodi Lukébakio, Bruma e Henrique Araújo no Benfica, que conta com Richard Ríos, suspenso no triunfo com reviravolta alcançado nos descontos na visita ao Nacional (2-1).