Mais

Benfica testa liderança em Braga no regresso após o Mundial-2022

O Benfica quer voltar aos triunfos após a eliminação da Taça da Liga
O Benfica quer voltar aos triunfos após a eliminação da Taça da LigaSL Benfica
O Benfica tem um teste teoricamente difícil na 14.ª jornada da Liga, com uma deslocação ao campo do Sporting de Braga, com FC Porto e também Sporting à espera de uma escorregadela do líder.

Na primeira ronda após o Mundial-2022, os encarnados, ainda imbatíveis em todas as provas em 2022/23 e com uma confortável almofada de oito pontos no comando do campeonato, deslocam-se ao Minho para medir forças com o atual terceiro classificado da prova, ferido pela goleada sofrida em Alvalade para a Taça da Liga.

O sempre quente Sporting de Braga-Benfica fecha mesmo, na sexta-feira, a última jornada do ano de 2022, com o FC Porto a receber o Arouca, na quarta-feira, um dia antes de o Sporting jogar em casa com o Paços de Ferreira.

Obrigados a vencer e à espera de um deslize do líder, os dragões chegam a esta ronda no segundo posto, mas já a oito pontos do Benfica, enquanto o Sporting está ainda em pior situação, no quarto lugar, a 12.

Após o empate com o Moreirense (1-1) na Taça da Liga, que valeu uma eliminação inesperada da prova, o Benfica inicia o período pós-Mundial num terreno tradicionalmente complicado, embora o Sporting de Braga também surja nesta fase em recuperação.

Ainda sem os campeões mundiais (Enzo Fernández e Otamendi), o Benfica procura retomar e reforçar o domínio no campeonato (12 vitórias e apenas um empate), com o Sporting de Braga, terceiro, a tentar recuperar dos 5-0 vividos em Lisboa, em Alvalade.

O clube da Luz é o último dos grandes a entrar em campo, numa ronda em que o FC Porto tenta criar alguma pressão no duelo com o Arouca, no Dragão, com os lesionados Pepe e Evanilson como baixas de peso. Os campeões nacionais estão proibidos de tropeçar na Liga, tendo, desta vez, pela frente um rival que, esta temporada, ganhou motivação ao marcar presença pela primeira vez na fase final da Taça da Liga.

Já o Sporting, após uma espécie de uma segunda pré-temporada vitoriosa (intervalo inédito para o Campeonato do Mundo), recebe o problemático Paços de Ferreira, último classificado e ainda à espera de um sucessor para José Mota.

A equipa de Rúben Amorim, com tudo, na teoria, para sair vitoriosa, vai tentar manter o bom desempenho alcançado durante a paragem da Liga, com jogadores como Trincão e Paulinho a deixarem boa imagem, sobretudo na goleada aplicada ao Braga na Taça da Liga.

A 14.ª jornada já teve início na última sexta-feira, com o empate em Vila do Conde entre Rio Ave e Marítimo (1-1), na estreia de José Gomes no comando dos madeirenses.

Mas, as caras novas não ficam por aqui, com Daniel Sousa a fazer a estreia absoluta como treinador na Liga com o Gil Vicente, na quinta-feira, na receção ao Santa Clara, e Manuel Tulipa a passar por igual situação no Vizela, que defronta na sexta-feira, em casa, o Vitória de Guimarães.