Jogos Olímpicos de Inverno: Quentin Fillon-Maillet campeão olímpico do sprint

Quentin Fillon Maillet de ouro nos Jogos Olímpicos
Quentin Fillon Maillet de ouro nos Jogos OlímpicosREUTERS/Matthew Childs

Depois de uma prova excecional, Quentin Fillon-Maillet sagrou-se campeão olímpico do sprint 10 km. A França falhou a dobradinha por apenas dois décimos e Emilien Jacquelin teve de se contentar com o 4.º lugar. Eric Perrot terminou em 9.º.

Quentin Fillon-Maillet é campeão olímpico do sprint e não foi de qualquer maneira: 10/10 nos alvos e o segundo melhor tempo de esqui. Uma prova absolutamente fenomenal, sucedendo a Vincent Jay, vencedor-surpresa em 2010 em Vancouver. Este é o 4.º título olímpico de QFM, ficando "apenas" a dois de Martin Fourcade, o que não é pouco.

À noite, quando a Itália está triste, parece-se com Rimini. E também com Émilien Jacquelin, o homem com o brinco de Marco Pantani, afastado do pódio por dois míseros décimos por Sturla Laegrid, o biatleta mais mediático destes Jogos desde que admitiu a sua infidelidade, ao ponto de quase se esquecer que é, acima de tudo, um grande biatleta.

Tal como na prova individual, conquistou o bronze, atrás do seu colega de equipa Vetle Christiansen que, na sua estreia nos Jogos, arrecadou a medalha de prata.

Cometendo dois erros, Eric Perrot terminou em 9.º, a 1'02 do seu colega de equipa. Com 5 erros, Fabien Claude não teve qualquer hipótese.

Para a perseguição de domingo, os franceses terão novas grandes oportunidades de medalha: Johannes Dale (6.º) está a 43 segundos de QFM com o melhor tempo de esqui, Martin Ponsiluoma (7.º) a 46 e Johan-Olav Botn (8.º) a 58. Por outro lado, estes Jogos em casa têm sido complicados para Tommaso Giacomel até agora: com um 7/10, o italiano fica-se pelo 22.º lugar, a 1'43 de Fillon-Maillet.