Boavista chega a acordo com credores e evita encerramento do clube

Estádio do Bessa, casa do Boavista
Estádio do Bessa, casa do BoavistaBoavista FC

A direção do Boavista anunciou esta terça-feira ter chegado a um acordo com os credores do clube, evitando assim o encerramento da atividade do histórico emblema axadrezado.

Em comunicado, a direção do Boavista informou que foi alcançado, na Assembleia de Credores desta terça-feira, um "importante acordo que permite evitar o encerramento da atividade do clube."

"Os credores aceitaram a proposta apresentada pela Direção e assumiram um compromisso que abre portas à viabilização do plano de recuperação financeira existente", acrescentou a direção do emblema axadrezado, que se compromete agora a "assegurar a cobertura do défice corrente da sua exploração, condição que permite manter abertas as suas estruturas e garantir a continuidade da prática desportiva."

Apesar das boas notícias, a direção do clube deixa claro que este acordo "não constitui uma solução definitiva, mas representa um passo determinante para preservar a atividade do Boavista Futebol Clube, assegurar a sua função social e criar condições para a construção de uma solução estrutural e sustentável."

A dívida global do Boavista ronda os 99 milhões de euros e, só ao Estado, atinge os 20,4 milhões. Entre as entidades públicas credoras estão a Direção de Finanças do Porto, os Instituto da Segurança Social do Porto e Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça e a Parvalorem.

Comunicado do Boavista:

"O Boavista Futebol Clube informa os seus associados, adeptos e o País desportivo em geral que, na Assembleia de Credores realizada hoje, foi alcançado um importante acordo que permite evitar o encerramento da atividade do Clube.

Numa reunião que tinha como ponto principal da agenda, o “Encerramento de Estabelecimento”, os credores aceitaram a proposta apresentada pela Direção e assumiram um compromisso que abre portas à viabilização do plano de recuperação financeira existente. 

Neste momento, compromete-se o Boavista FC a assegurar a cobertura do défice corrente da sua exploração, condição que permite manter abertas as suas estruturas e garantir a continuidade da prática desportiva.

Esta solução, alcançada num contexto particularmente exigente, resulta do trabalho desenvolvido em diálogo com os credores e demais intervenientes no processo, permitindo salvaguardar a atividade regular do Clube, a participação das suas equipas em competição e a prática desportiva de cerca de 2.000 atletas, em várias modalidades.

A Direção sublinha que este acordo não constitui uma solução definitiva, mas representa um passo determinante para preservar a atividade do Boavista Futebol Clube, assegurar a sua função social e criar condições para a construção de uma solução estrutural e sustentável.

Como é do conhecimento público, a Direção do Boavista Futebol Clube tem mantido negociações com entidades públicas e investidores privados com vista à implementação de um plano de recuperação financeira sólido e responsável, capaz de assegurar a liquidação das dívidas existentes e a viabilidade futura do Clube. 

Cientes da responsabilidade e gratos pela confiança, estamos totalmente empenhados no cumprimento rigoroso das condições assumidas, prosseguindo em simultâneo os esforços necessários para a recuperação financeira da instituição.

Em nome de todos os Boavisteiros, a Direção agradece a todos quantos, de forma responsável e construtiva, contribuíram para tornar possível este desfecho.

Pelo Boavista, sempre!

Porto, 16 de dezembro de 2025"